WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Memorização mnemônica: o que é?

Associar conteúdos e conceitos a palavras, a frases, a músicas e até a imagens é uma técnica que facilita a memorização

Memorização - imagem meramente ilustrativa

O autor do Livro AFE Como Aprender a Estudar – Ler, Memorizar e Escrever Melhor, destaca que a educação é um conceito totalmente necessário, haja vista que ela amplia seus horizontes com relação à cultura e aos objetivos de vida e insere os indivíduos no mundo de forma efetiva.

Dado que ela é ocorre a partir de uma evolução, é impossível determinar uma fórmula perfeita e simples para que as pessoas sejam, de fato, consideradas “educadas”. Nesse contexto, deve-se internalizar uma série de processos que contribuem para um progresso de sucesso, a exemplo da memorização.

A memorização é uma estratégia utilizada para que qualquer pessoa consiga, de fato, memorizar conteúdos, conceitos e outros elementos importantes para o aprendizado – e isso não é válido apenas para provas. E ela pode se dar a partir de diferentes tipos: é o caso da memorização mnemônica.

O que é a memorização mnemônica?

Apesar do nome, um tanto quanto peculiar, a memorização mnemônica já é uma técnica conhecida por muitas pessoas. Ela é utilizada como estratégia para associar o que está sendo aprendido a outras coisas, que sejam mais fácies de serem lembradas. Como? Consiste, por exemplo, na formação de palavras com as letras iniciais dos conceitos para formar uma só palavra, mais comum de ser relembrada.

Se a explicação pareceu confusa, com essa explicação você não terá mais dúvidas com esse exemplo: ReFiCOFaGE. Ao aprender sobre a taxonomia e cada categoria que a compõe, basta lembrar essa palavra que contém todas – Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Simples, não?

Como aprender a partir da memorização mnemônica?

Há uma receita simplificada:
- Primeiro, defina uma lista a ser memorizada mnemonicamente: planetas, órgãos, países, conceitos, entre outros;
- Depois, assim como no exemplo, pegue a primeira ou as primeiras letras de cada item e forme uma palavra com sentido mais familiar. Pronto!

Contudo, formar palavras, como apresentado no exemplo acima, não é a única alternativa viável:

- Música

Como é fácil perceber, muitas pessoas decoram milhares de letras de músicas em toda sua vida. Por que, então, não usar essa habilidade como memorização mnemônica? Alguns singles comerciais também podem ser utilizados. Essa técnica é efetiva para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

- Frases

Tente se lembrar, sem colar, a ordem dos planetas do sistema solar, desde o mais próximo do sol até o mais distante. Apesar de você, provavelmente, se lembrar de todos, a ordem pode estar confusa na sua cabeça. Guarde a frase a seguir e essa ordem não será mais um problema:

Meu Vizinho Tratou Meu Jardim Sob Uma Neblina.

Logo, temos: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

- Palácio da memória

Esse método é um dos mais antigos, praticado há milhares de anos pelos gregos. Está relacionado ao ato de associar o que você precisa memorizar com objetos de lugares específicos conhecidos por você. Na prática: em uma casa, há armários, sofá, cama, geladeira e mesa. Associe cada um desses elementos a um conceito e você conseguirá lembrar-se deles ao visualizar cada parte do ambiente doméstico.

- Imagens

Visualizar pode ser muito mais eficiente do que decorar. Apesar de não ser uma regra, é uma técnica interessante para ser aplicada às crianças. Os números, inclusive, quando associados a imagens se tornam mais fáceis de serem aprendidos: o 0 se parece a um ovo, o 1, a um lápis, o 2 a um pato e, assim, sucessivamente.

 


Conheça nossos Livros da Área Educação:

Como Aprender a Estudar – Ler, Memorizar e Escrever Melhor
Como Ter Sucesso no Ensino Superior

Fonte: Evolução Pessoal – evolucaopessoal.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!