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A escola e a criança com TDAH

O princípio fundamental da educação inclusiva é que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer diferenças que possam ter

 

O princípio fundamental da educação inclusiva é que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer diferenças que possam ter.


Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra de que possam precisar, para que se lhes assegure uma educação efetiva.



Trabalhar com uma criança que apresente o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, é um trabalho árduo que necessita de muito empenho e dedicação, necessita de conhecimento e de uma intensa relação com a família. A educação inclusiva apresenta também a estimulação dos professores que devem oferecer oportunidades para que as crianças se apoiem para aprender, cooperando e dividindo as tarefas entre si.



É inegável a existência de diferenças entre níveis de compreensão e profundidade do conhecimento entre os alunos. Sendo assim, avaliar as necessidades e buscar respostas educativas para aperfeiçoamento da formação dos profissionais da educação é necessário para que não haja segregação em sala de aula.



Para que uma criança com TDAH tenha possibilidades de desenvolver seu potencial e caminhar pela vida de maneira adequada é necessário que as pessoas envolvidas neste processo de acompanhamento mantenham uma estreita comunicação e forte colaboração. A escola que melhor atende às necessidades dos portadores deste transtorno é aquela cuja preocupação maior está em desenvolver o potencial específico de cada aluno, em atender às suas características únicas, em perceber seus pontos fortes e tentar superar pontos fracos.



A direção e os professores precisam ter algum conhecimento a respeito do TDAH, para que possam auxiliar de maneira adequada, fazendo um trabalho multidisciplinar, com abertura para a cooperação de outros profissionais e ou especialistas, garantindo assim a comunicação frequente entre pais/escola/professores e professores/escola/pais objetivando o desenvolvimento da criança unicamente.



Provavelmente será o professor que facilmente detectará e perceberá que o aluno está apresentando problemas de atenção, de aprendizagem, de comportamento ou problemas emocionais/afetivos e sociais. Depois faz-se necessário um encontro com os pais para avaliações de profissionais de outras áreas. O professor deve ter consciência de que o TDAH limita a capacidade de aquisição da criança e sua atenção é menor frente aos estímulos e conseguir equilibrar as necessidades dos demais alunos.


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Por Anna Luiza Mariquito

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