Dicas para evitar acidentes na construção civil

É grande o número de acidentes de trabalho, diz a Previdência

Trabalhador da construção civil

De acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, o Brasil é o 4º país do mundo com mais ocorrências de acidentes de trabalho, sendo a construção civil responsável pela maior parte desses acidentes. Essa posição é preocupante e acende o alerta para a prevenção dos acidentes em obras.

Caetano Avelar Cobucci Júnior, autor do Livro Construção de Obras Residenciais Econômicas, da Aprenda Fácil Editora, aconselha: “Invista na segurança e no bem-estar dos seus funcionários e colaboradores. Dê a eles um local organizado e limpo para fazer as refeições, trocar de roupa, se lavar e, muito importante, dê instalações sanitárias dignas. Designe e premie um funcionário para a manutenção da limpeza e da organização desses espaços. Funcionários satisfeitos, bem tratados e considerados como seres humanos que são, com certeza produzirão melhor, com melhor qualidade e mais segurança.”.

Além dos aspectos sanitários, devemos voltar a atenção a outros pontos. Confira as dicas:


Mantenha a obra organizada


Um local desorganizado é um lugar ideal para a ocorrência de acidentes. Daí a necessidade de incentivar seus funcionários a manterem o local de trabalho limpo e organizado.


Fique atento às normas regulamentadoras


As NRs são um conjunto de normas obrigatórias para a medicina e segurança do trabalho, por isso é importante estar atento a elas. Cada procedimento, como manusear parte elétrica ou maquinário, deve seguir as orientações da norma para tal.


Crie uma CIPA da obra


A CIPA é uma comissão interna de prevenção de acidentes. Composta por representantes do empregado e do empregador, é responsável por identificar os riscos do processo de trabalho, verificar e inspecionar as condições de trabalho, orientar quanto à segurança do trabalho, entre outras tarefas.


Certifique-se da utilização de EPIs pelos trabalhadores


Os Equipamentos de Proteção Individual devem ser fornecidos pela empresa e utilizados pelos funcionários, como manda a lei. Na construção civil, capacetes, botas, luvas, entre outros, são essenciais e sua utilização deve ser supervisionada pelos supervisores de obra.


Capacite e treine os colaboradores


A melhor forma de evitar erros e, consequentemente, acidentes é instruindo seus funcionários. Existe vários cursos técnicos oferecidos gratuitamente que, além de evitarem acidentes, melhoram o desempenho e a produtividade de cada funcionário.


Realize o diálogo diário de segurança (DDS)


O diálogo diário de segurança é realizado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), permitindo a troca de experiência entre empregados, empregadores e profissionais de saúde, permitindo definir os riscos e tentar eliminá-los. Não está previsto nas normas regulamentadoras ou na lei, mas é uma excelente forma de prevenção de acidentes de trabalho.



Conheça nosso Livro Construção de Obras Residenciais Econômicas – Manual de Boas Práticas


Fonte: Rohr – rohr.com.br



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Construção de Obras Residenciais Econômicas - Manual de Boas Práticas

Livro

Construção de Obras Residenciais Econômicas - Manual de Boas Práticas

R$ 120,00 à vista ou em até 10x de R$ 12,00 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade