WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como economizar na construção da minha casa sem prejudicar a qualidade da obra?

Quando não há um planejamento minucioso da obra, o valor inicial previsto pode não ser suficiente nem para a construção de metade do imóvel

Construção de casas - imagem ilustrativa

Caetano Avela, autor do Livro AFE Construção de Obras Residenciais Econômicas – Manual de Boas Práticas, destaca que há vários conhecimentos práticos que podem ser aplicados na construção da tão sonhada casa própria, visando sempre a economia do projeto, sem negligenciar a qualidade da obra.

Sair do aluguel e ter um lar para chamar de seu é uma das metas de vida de quase todas as pessoas. Entretanto, empenhar-se em construir uma casa pode sair muito mais caro do que se imagina quando o proprietário não tem conhecimento sobre o que deve fazer. Em alguns casos, pode acontecer de o orçamento inicial previsto não ser capaz de cobrir nem metade da obra.

Para evitar esses e outros tipos de problemas para quem deseja ter seu próprio imóvel residencial, algumas dicas práticas podem ser úteis. Confira:

Arquiteto

Já está ultrapassada a visão que as pessoas têm de que um arquiteto sempre é um investimento caro e dispensável para projetos residenciais. Em comparação com toda a obra, o custo é bem pequeno e a contratação desse profissional ajuda a deixar a sua casa com a sua cara, além de evitar desperdício de materiais e de facilitar o término da obra no tempo previsto, haja vista que ele também realiza uma supervisão do serviço.

Profissionais

Todos os outros profissionais envolvidos precisam ser muito bem escolhidos. Pedreiros, ajudantes, eletricistas, decoradores e tantos outros podem sair muito caros quando não prestam um serviço de qualidade ou quando fazem “corpo mole” com a sua obra só para poderem ganhar mais dinheiro. Busque sempre indicações e certifique-se de contratar somente aqueles que são conhecidos pela excelência no que fazem.

Passo a passo

O ideal é que cada parte da obra seja pensada em separado – e executada dessa forma também. Quando uma mesma construção recebe vários serviços diferentes ao mesmo tempo, o orçamento, a organização e o progresso de cada um deles podem ser prejudicados, o que acarreta perda de tempo e de dinheiro. Algumas etapas são cruciais, como a parte elétrica e a hidráulica, assim como outras são secundárias e não necessitam serem realizadas de imediato, como o acabamento e a decoração.

Orçamento

Essa dica é um pouco óbvia, mas muita gente se esquece dela: faça orçamento em mais de um local sempre. O preço dos diferentes materiais varia muito e, ainda que uma loja pareça mais econômica, outra pode sair mais barata de uma forma geral ou oferecer um desconto que seja vantajoso.

Descontos

Relacionado ao tópico anterior, outra forma de aliviar o bolso de quem vai construir é realizar uma negociação para conseguir descontos em compras maiores. Em uma só loja, você pode adquirir todo o material e, por ser um grande volume, conversar com os responsáveis sobre um possível desconto.

Cronograma

Já dizia o ditado popular: tempo é dinheiro! Nesse caso específico, quanto mais sua obra demorar, mais cara ela sairá. Então, por que não realizar uma gestão do tempo da obra estabelecendo um cronograma para ela? Inclusive, além dos gastos que serão arrastados durante toda a construção, alguns materiais podem ser perdidos quando há atrasos consideráveis, o que infla ainda mais o valor final gasto.

Acabamento

Tudo o que é necessário para o acabamento, como tintas, pisos, luminárias e outros itens, apresenta preços e qualidade que variam muito. Logo, contar com a ajuda de um profissional também nessa etapa é importante para que se alie praticidade, qualidade e preço e para que se economize onde for possível. Um projeto bem detalhado consegue diminuir a necessidade de incorporação de novos itens ou de serviços, que serão necessários para “cobrir os buracos” deixados por um projeto que não foi tão bem pensado.

 


Conheça nosso Livro da Área Construção Civil:

Construção de Obras Residenciais Econômicas – Manual de Boas Práticas

Fonte: SHIOTA Arquitetura – shiota.arq.br/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!