WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual cerca escolher, concertina ou cerca elétrica?

Conheça esses dois tipos de cerca e as principais diferenças entre eles

Cerca de madeira

Seja em casas, prédios ou propriedades rurais, a segurança é um fator primordial que deve ser sempre levado em conta. Várias são os elementos que podem ajudar na segurança e cada um propõe um tipo de proteção, seja ela física ou virtual, como é o caso de câmeras. Uma das formas mais antigas de proteção é o uso de cercas.

Nelson Fernandes Maciel e José Demerval Saraiva Lopes, autores do Livro Cerca Elétrica – Equipamentos, Instalação e Manejo, da Aprenda Fácil Editora, afirmam que a cerca elétrica é uma dessas formas de proteção, sendo amplamente utilizadas nos dias atuais.

No mercado há alguns tipos de cerca, que, cada um à sua maneira, proporcionam proteção. Confira dois:


- Concertina

 A cerca feita com arame de concertina possui algumas variações, sendo muito utilizada áreas de casas e prédios que dão de frente para a rua ou outras casas, posicionadas em locais visíveis, o que dificulta a ação de bandidos. Pela sua composição de aço, essa cerca se torna difícil de ser obstruída. Para invadir uma área cercada de concertina, um meliante levaria muito tempo. E, como ela geralmente é instalada em locais visíveis, é quase impossível que um ladrão corte a concertina sem ser visto.

- Cerca elétrica

Assim como a concertina, cria uma barreia de proteção, equipada com um alarme que dispara quando ela é tocada. A diferença está na condução elétrica proporcionada por ela.

Quais são as diferenças entre as duas?


A concertina é uma cerca feita com arame farpado. Após a fabricação do arame ela recebe as farpas. Essa cerca é definida como um arame laminado, em formato espiralado, que compõe um sistema de proteção patrimonial. A vantagem é que ela não precisa de muita manutenção e não consome energia.

A cerca elétrica, por sua vez, necessita de manutenção, mas coíbe mais a ação de criminosos do que a concertina. Ela também apresenta a vantagem estética e um sistema de alarme que é acionado quando um fio é cortado. Emite voltagem de aproximadamente 8.000 volts.

Então, qual das duas escolher?


Por que não escolher as duas? Há no mercado uma cerca de concertina elétrica que acaba por produzir as vantagens dos dois tipos. Elas criam a barreia física e reforçam a segurança do local por apresentarem dupla ameaça a invasores.

A instalação deve ser feita após uma análise de riscos do local, que deve ser realizada por um profissional, como um consultor de segurança. Instalá-las significa mais proteção e segurança para a sua propriedade ou imóvel. Antes de implantá-las, é preciso, também, que o trabalho seja realizado de acordo com as normas técnicas fornecidas pelo InMetro.

Conheça nossos Livros da Área Construções Rurais e Ambiente Animal:


Cerca Elétrica – Equipamentos, Instalação e Manejo
Pequenas Barragens de Terra
Comportamento e Bem-estar Animal – A importância do Manejo Adequado para os Animais de Produção

Fonte: Perimetral Segurança – perimetralseguranca.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!