WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Plantio direto: quais as vantagens?

O plantio direto é uma técnica que valoriza a conservação do solo

 Plantio direto: quais as vantagens?    Artigo AFE

''A implantação do sistema de plantio direto, associada à construção de terraços em áreas inclinadas, representa a solução definitiva para o problema da erosão intensa nas áreas de exploração agrícola. Desde o seu surgimento no Brasil, o sistema de plantio direto vem se expandindo e trazendo bons resultados na conservação de solos'', afirma o professor José Antonio Portella, autor do Livro Colheita de Grãos Mecanizada: Implementos, Manutenção e Regulagem.


Vantagens do Plantio Direto 


A grande vantagem do plantio direto é a conservação do solo. Como as sementes são colocadas em pequenas fendas de, no máximo dez centímetros de profundidade, a matéria orgânica e a estrutura do solo ficam preservadas. A utilização da camada protetora, seja de mato ou de palha, sobre o solo, é a peça principal para se alcançar, conjuntamente, uma boa produtividade e manter o solo sob boas condições para os próximos plantios. Além da conservação do solo, a camada de palha sobre a superfície do solo, proporciona outros benefícios como:


— Controle de erosão:
a cobertura de matéria seca sobre o solo funciona como um amortecedor do impacto das gotas d’água da chuva ou irrigação sobre o solo, não permitindo desta forma a desagregação de suas partículas, de forma que sua estrutura não seja danificada por esse impacto. Além disso, a camada protetora oferece uma resistência ao escoamento da água sobre a superfície do solo, facilitando a infiltração da água no perfil do solo e reduzindo assim o processo erosivo.


— Redução da evaporação da água do solo:
a cobertura da superfície do solo reduz a evaporação fazendo com que o solo permaneça úmido por períodos mais prolongados. Com isso, na época de estiagem as plantas terão mais água disponível. O armazenamento da água no solo também altera os mecanismos de movimentação e redistribuição de nutrientes, favorecendo a absorção de alguns nutrientes como nitrogênio, o enxofre e o potássio.


— Boas condições de temperatura:
a camada protetora atenua a temperatura do solo favorecendo a fixação do nitrogênio pelas plantas pequenas, acelera o crescimento da planta principalmente na fase de germinação, diminui a velocidade de decomposição da camada de matéria orgânica superficial, cria um ambiente no solo propício para o desenvolvimento de minhocas, larvas e outras faunas do solo. A redução da temperatura associada à boa umidade beneficia a absorção dos nutrientes pelas raízes das plantas.


— Controle de plantas invasoras:
muitas espécies de plantas invasoras têm a germinação atrasada por causa da cobertura sobre o solo. Esta cobertura funciona como isolante de luz, não permitindo que as sementes das plantas invasoras recebam luz na quantidade necessária para germinarem em tempo de concorrer com a cultura. Quando estas sementes germinam, as plantas já terão atingido um certo grau de desenvolvimento, reduzindo assim a competição das plantas invasoras.


— Controle de nutrientes:
a cobertura morta atua também como agente controlador de nutrientes disponíveis no solo, visando a economia de nutrientes do sistema, funcionado como um local onde se reserva estes nutrientes, para serem liberados de forma gradual e nas quantidades que são facilmente absorvidas pelas raízes das plantas.


Conheça os Livros da Área Mecanização Agrícola.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!