Black Friday AFE 2020! Aproveite todos os livros e audiolivros com 20% de desconto!
A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

O que é e como fazer a Vermicompostagem?

Uma maneira de acelerar o processo de decomposição de orgânicos é optar por utilizar minhocas e a esse processo dá-se o nome de Vermicompostagem

O que é e como fazer a Vermicompostagem?   Artigos AFE

 

Nos tempos de hoje, tudo é planejado para durar pouco. Além disso, o consumo de diversos produtos, como eletrônicos, recursos naturais e produtos descartáveis está em constante crescimento. Há, também, uma grande parcela de lixo urbano e industrial que é lançada nos solos e nas águas, o que acarreta em vários danos ambientais.

Entre o lixo urbano, podemos encontrar diversos resíduos vegetais, como sobras de culturas e alimentos. Marcos Cesar Migdalski, autor do livroCriação de Minhocas e Técnicas de Vermicompostagem, explica que esses dejetos são naturalmente biodegradáveis e, por isso, devem ser aproveitados. Uma das maneiras é por meio da compostagem.

Esse processo transforma a matéria orgânica que vai para o lixo em adubo natural que pode ser usado na agricultura e em jardins. Uma grande vantagem da compostagem é que não exige grandes investimentos e o uso dos produtos orgânicos ajuda a reduzir os custos. Além disso, pode ser feita com diversos compostos, variando com os materiais disponíveis para a execução e é uma forma de estimular a coleta seletiva nas cidades.

Uma maneira de acelerar o processo de decomposição de orgânicos é optar por utilizar minhocas. Quando se acrescenta esses animais ao processo, ele recebe o nome de Vermicompostagem e o adubo gerado por elas é chamado de húmus, o melhor fertilizante gerado pela natureza.

Qualquer pessoa que queira melhorar o solo de pequenas plantas ou plantações pode investir em compostagem e vermicompostagem, pois podem ser feitas em casas e apartamentos ou em grande escala.

Para quem deseja montar uma vermicomposteira doméstica, são necessárias três caixas plásticas escuras (uma delas deve ter tampa), folhas secas, pequenos galhos e cerca de cem minhocas. As caixas devem ser empilhadas em três níveis: as duas de cima devem ter pequenos furos, que serão responsáveis pela comunicação entre elas. São nessas caixas, também, que será feita a compostagem. A terceira caixa deve ser utilizada somente para coletar o líquido orgânico.

Além disso, o produtor, se preferir, pode construir os canteiros para o minhocário de outros diversos materiais, como bambu, tijolo e cimento. Para escolher o lugar onde se instalará a composteira, é preciso considerar o dimensionamento da área, a proximidade de água limpa e de fornecedores de matérias-primas. Há, também, a necessidade de colocar drenos para o escoamento da água.

Leia também https://www.afe.com.br/artigos/por-que-minhocas-sao-importantes

Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2018/02/o-que-e-compostagem-e-como-faze-la-em-casa.html

Lívia Martins Soares

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade