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Lidando com o medo no ambiente de trabalho

O medo, sentimento inerente ao ser humano, também pode estar presente no ambiente de trabalho

Funcionário com medo

Algumas teorias psicológicas afirmam que, além da raiva, alegria, surpresa e outras emoções básicas, o medo é inerente ao ser humano, isto é, todos já nascemos com essas características. Esse sentimento é irracional, mas pode se desenvolver a partir de experiências e se tornar ainda maior com o passar dos tempos.

Marcos B. Lanna, autor do Audiolivro AFE Segredos do Sucesso Empresarial, explica que é muito comum que os colaboradores sintam medo em um ambiente de trabalho. Medo de errar, medo de falar, medo de não ser compreendido, entre outros. E isso pode e deve ser trabalhado, para que não haja prejuízo à rotina da empresa.

Se na área pessoal sentimos medo e entendemos que esse sentimento está presente em todos nós, podemos chegar à conclusão de que nós também podemos sentir medo na área profissional. Por mais que estejamos capacitados e sejamos dedicados ao nosso trabalho, estamos sempre apreensivos em relação aos resultados e com medo de que eles possam nos prejudicar ou, até mesmo, causar a nossa demissão.

Há também o medo que impede o nosso crescimento. Que nos promove uma espécie de “autossabotagem”, uma vez que estacionamos em nossa zona de conforto e não buscamos alçar voos mais altos com a intenção de crescimento na carreira.

Confira algumas sugestões para que você possa perder o medo no ambiente de trabalho:

Elogios e críticas

Você é dotado de saberes e valores que ninguém pode tirar. A partir disso, tudo o que você diz, pensa, a forma como você age e lida com as suas coisas, ainda que as outras pessoas não percebam, tem um valor intrínseco, porque vêm de você. Elogios e críticas não devem adicionar valor e nem retirar valor de você.

Resultados

Você precisa encarar que não existem erros, apenas resultados. E isso significa que, caso você não esteja conseguindo obter os resultados esperados ou as coisas não caminhem para onde você deseja, isso não quer dizer que você é um funcionário ruim para a empresa: significa apenas que a “fórmula” utilizada não funciona e precisa ser trocada.

Errar é humano!

Todo mundo sabe que não existe um ser humano no planeta que seja perfeito. É comum se esquecer de informações, não saber lidar com algumas situações ou estar sob o comando de chefes ou líderes que não acrescentam na resolução de problemas. Mas, essa afirmação não dá abertura para que você possa agir sempre de maneira irresponsável, colocando todas as suas falhas na “conta” da imperfeição, mas sim que você pode trabalhar com alguma margem de erro, o que é normal a qualquer profissional.

Escolhas

Tome cada erro como forma de aprendizado e utilize a experiência para não voltar ao lugar que você errou. Com cada erro você adquire novos conhecimentos, hábitos e habilidades que serão importantes para que você consiga executar outras tarefas. Com esse constante aprendizado, aos poucos você se tornará uma pessoa mais sensata e centrada, agindo com sabedoria nas mais diversas situações.

Tenha um ponto de apoio

Todos nós precisamos, quando sentimos medo, de alguém que possa ser nosso ponto de apoio. Peça opiniões sobre a forma como você atua, em quais pontos você pode melhorar, por exemplo, a pessoas que podem ou não ser da empresa que você trabalha. Mas, é preciso que essa pessoa seja equilibrada e objetiva, para que possa te apoiar de forma mais incisiva.

 



Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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