WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Informações básicas para a utilização de motosserras

A utilização do equipamento está condicionada a uma licença conferida pelo IBAMA

Motosserra

Eduardo da Silva Lopes, um dos autores do Livro AFE Operação e Manutenção de Motosserras – Manual Técnico, destaca que, apesar da grande evolução do setor florestal, a motosserra continua sendo uma máquina indispensável nas empresas florestais e, principalmente, nas propriedades rurais, onde os serviços prestados por elas são enormes.

Por definição, motosserra é um aparelho composto por uma serra, acionada por um motor. Essa máquina é muito utilizada no setor agrícola, para a poda e, também, para o corte de árvores. Encontra-se motosserras com motor que funciona de três formas: à gasolina, à eletricidade e à bateria.

Cada um desses tipos apresenta pontos que devem ser levados em conta na hora da escolha: a motosserra à gasolina é amplamente utilizada e versátil, indicada para ambientes internos e externos; a elétrica dura mais tempo, mas está sempre presa a um fio, o que não garante a ela mobilidade e, consequentemente, não permite utilização em qualquer lugar; por fim, a que funciona à bateria é mais sustentável, mas trabalha por menos tempo.

Cuidados com a utilização de motosserras

Em primeiro lugar, vale destacar que, para possuir e utilizar uma máquina como a motosserra, é necessário possuir licença conferida pelo IBAMA. Ela tornou-se um item da mecanização agrícola popular, mas não por isso deve ser utilizada de qualquer forma. Os usuários devem ter cuidado e realizar manutenção básica regular para garantir sua vida útil.

Geralmente, uma motosserra é composta por: alavanca do freio de segurança, empunhadura frontal, tampa do filtro de ar, botão do afogador, trava do acelerador, empunhadura traseira, gatilho do acelerador, botão liga/desliga, tampa do tanque de combustível (motosserras à gasolina), manípulo de partida, tampa do tanque de óleo, corrente e barra guia/sabre. Dentre esses componentes, alguns são obrigatórios.

Utilização da motosserra

Há duas finalidades para o uso de motosserras: hobby ou profissional. Seja qual for ela, a função dessa máquina continua sendo a mesma, de cortar ou podar galhos e árvores. Observe a comparação para os dois tipos de utilização:

.Motosserra para hobby

- Possui utilização ocasional, demanda inspeção antes da utilização, é indicada para ambientes residenciais, sua potência é abaixo de 35cc, necessita da troca do conjunto de corte a cada duas correntes e não possui fim lucrativo.

.Motosserra para uso profissional

- Possui utilização 8 horas ao dia e 7 dias por semana, demanda inspeção a cada 4 horas de uso, é indicada para uso florestal, sua potência é acima de 35cc, necessita de troca do conjunto de corte a cada duas correntes e é empregada em atividades remuneradas.

Cada usuário deve escolher o modelo que mais se adapte às suas necessidades. Cada um possui características específicas e pode apresentar, também outras funções, como perfuradores de solo e rabeta para barcos. O tipo de uso dita o porte do equipamento a ser adquirido.

O que levar em consideração ao escolher uma boa motosserra?

Para evitar problemas futuros com o equipamento, quem deseja adquirir uma boa motosserra deve estar atento a três fatores decisivos: marca/modelo relevante no mercado; existência de assistência técnica próxima à propriedade; facilidade em encontrar peças de reposição no mercado.

Implicações legais do uso de motosserras

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente sujeita o indivíduo a detenção de três meses a um ano e multa.

 


Conheça nossos Livros da Área Mecanização Agrícola:

Operação e Manutenção de Motosserras – Manual Técnico
Colheita de Grãos Mecanizada

Fontes: Blog Itecê – itece.com.br/site/blog/
Wikipedia – pt.wikipedia.org
Lei nº 9.605/98 – planalto.gov.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!