Todas as estratégias de marketing passam por três estágios: determinar o que quer alcançar, adotar o método certo para chegar lá e avaliar o desempenho para medir o resultado do trabalho.
O planejamento estratégico permite que a empresa use com sabedoria os seus investimentos e aumente os lucros. Além disso, otimiza as vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Planejamento estratégico:
- Convoque profissionais da sua empresa de várias habilidades diferentes;
- Analise todos os aspectos envolvidos na administração da sua empresa como produtos e serviços, consumidores e concorrência;
- Defina com a sua equipe quais os pontos fracos, os pontos fortes da sua empresa, as oportunidades que a empresa pode ter;
- Explore os pontos fortes e reveja os pontos fracos;
- Liste todos esses pontos e assim você pode direcionar as ações de marketing para alcançar os seus objetivos;
- Tenha objetivos desafiadores, mas possíveis;
- Calcule o custo de cada uma de suas idéias para o plano de marketing, levando em conta os benefícios. Atendendo à necessidade do consumidor e produzir lucro.
Quando pensar em desistir da estratégia por causa de custos, pense em quanto vai custar a não realização de uma determinada ação de marketing.
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Por Anna Luiza Mariquito.