WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Cuidando do jardim sem jardineiro

Os jardins de baixa manutenção requerem mais investimento para implementação, mas não necessitam de cuidados frequentes

Jardinagem caseira - imagem ilustrativa

Por definição, jardim é toda a área de uma composição paisagística, implantada em locais públicos ou privados e na qual se cultivam plantas com função ornamental. Ainda que pareça uma definição difícil, instalar e cuidar de um jardim é muito mais fácil do que se imagina. Basta ter disposição e tempo para se dedicar a isso.

Hélio Abdalla Brandão, autor do Livro AFE Manual Prático de Jardinagem, explica que a jardinagem é uma prática antiga que torna os ambientes mais vistosos e belos. No entanto, para que seu jardim seja um projeto paisagístico adequado e harmonioso, é necessário estar atento a vários cuidados dos quais ele precisará.

Nesse contexto, surgem os chamados “jardins de baixa manutenção”, que não requerem a presença de um jardineiro ou de mão de obra terceirizada para que esteja sempre vistoso. O primeiro passo para implementar um jardim de baixa manutenção consiste na avaliação de todos os aspectos relacionados ao local.

Depois, fique ligado nessas informações:

Plantas de fácil cultivo

Se você quer ter menos trabalho, deve, então, escolher as plantas que deem menos trabalho. Planta xerófitas são mais resistentes à seca e, por conta disso, te livram da necessidade de rega constante. Cactos e suculentas são plantas xerófitas muito apreciadas atualmente. Como exemplos, temos a babosa e o agave, que combinam com cactos colunares e darão um ar mais elegante e moderno ao seu jardim.

Plantas que não necessitam de poda

O planto de árvores que não necessitam de poda constante também é uma opção para jardins de baixa manutenção. Algumas requerem, no máximo, duas podas ao ano. E, por falar em poda, se você deseja realmente um jardim de baixa manutenção, esqueça o gramado. Isso porque requer poda em aproximadamente 10 dias, adubações constantes e controle regular, que vai na contramão desse tipo de jardim. Dê preferência a plantas rasteiras, pisos permeáveis ou até pedriscos para “substituir” o chão verde.

Plantas que não perdem as folhas nas estações mais frias

Dentre as variadas espécies de árvores, estão as caducifólias, isto é, as que trocam de folhagem durante o inverno. Evite-as! A limpeza de folhas é um trabalho demorado e, provavelmente, você passará horas varrendo-as. Algumas plantas já são adaptadas para não realizarem essa troca, como as plantas coníferas.

O solo

Para manter suas plantas sempre saudáveis, sem a necessidade de cuidados diários, o segredo está no solo ou na utilização de um substrato rico. Antes de preparar o solo, é preciso, porém, avaliá-lo para conhecer de qual tipo ele é. Geralmente, solos urbanos são mais compactados e impermeáveis, o que requer cuidados para que se torne ideal para cultivo de plantas.

As regas

A frequência de água oferecida às plantas é importante e deve estar de acordo com a necessidade de cada uma. Locais muito secos ou com períodos de estiagem mais extensos podem provocar nas plantas um déficit hídrico – mesmo as mais resistentes. É possível implantar um sistema de irrigação controlado, para que recebam regas de forma constante e sem “esforço humano”.

 


Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Manual Prático de Jardinagem
Pragas e Doenças do Jardim – Identificação e Controle
Implantação de Jardins e Áreas Verdes

Fonte: Faz Fácil Plantas & Jardim – fazfacil.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!