WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Colmeia racional x colmeia natural

Existem conceitos básicos sobre o funcionamento de uma colmeia que devem ser respeitados, para que ela possa ser explorada comercialmente

Existem conceitos básicos sobre o funcionamento de uma colmeia que devem ser respeitados, para que ela possa ser explorada comercialmente


As colmeias racionais, inventadas pelo homem para domesticar as abelhas, imitam os abrigos naturais, e oferecem facilidade para que o apicultor possa controlar a população da colônia e colher o mel.



A colmeia racional surgiu porque, com o tempo, os apicultores e estudiosos descobriram que as abelhas adotam um padrão de construção dos favos. Além disso, mantém entre esses favos um espaço suficiente para o trânsito e trabalho na colmeia, o chamado espaço abelha.



Um exemplo é a colmeia Langstroth. Ao utilizar uma colmeia Langstroth, o apicultor está oferecendo às abelhas proteção contra intempéries e predadores.



A Langstroth é de expansão vertical, dividida em módulos. É composta pelo fundo, que serve de apoio; pelo ninho ou câmara de cria, onde as abelhas se instalam; melgueiras, onde o mel será armazenado; e a tampa, que recobre toda a estrutura. Na base, na parte frontal, está o alvado, que é a entrada da colmeia.



Na fabricação caseira de colmeias, é aconselhável tratar a madeira a ser usada, para que ela possa resistir às condições de conservação ao ar livre, no apiário.

 


Conheça os livros da área Apicultura 

Por Anna Luiza Mariquito 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!