Aprenda a fazer seu marketing pessoal nas redes sociais

Marketing pessoal: você é uma marca e precisa divulgá-la!

Redes sociais

É difícil pensar em como você estará no futuro sem pensar na situação profissional que você está ou que deseja atingir. É inevitável que todos tenhamos que pensar em uma profissão para que possamos fazer planos para o futuro. Conectando isso ao nosso mundo atual, é inegável que o mundo virtual tenha se tornado uma extensão do que somos, fazendo com que boa parte do nosso plano de futuro passe por esse caminho.

Marcelo Henrique de Mello, um dos autores do Livro AFE Marketing PessoalComo Maximizar Suas Qualidades, explica que o mercado de trabalho cada vez mais vem exigindo do profissional atitude, versatilidade e qualidades únicas. Já se foi o tempo em que ser apenas competente bastava; é preciso mais, e é justamente isso que o Marketing Pessoal tem para mostrar a você: a oportunidade de se destacar no mercado competitivo e se tornar um profissional indispensável em qualquer área que escolha.

O que é o Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é um conceito geralmente utilizado para referir-se à imagem que você constrói de si mesmo, isto é, a forma como você “se vende”. Isso implica na construção de uma imagem que seja única, forte e que diferencie você das outras pessoas no mundo. E isso é uma ferramenta poderosa que pode abrir inúmeras portas para o seu “eu profissional”.

O novo detalhe está na facilidade com que as redes sociais podem impulsionar a divulgação do seu “produto”. Em segundos e com possibilidade de grande alcance, é possível compartilhar seus anseios, posicionamentos e capacidades para as outras pessoas, inclusive essa divulgação pode ser feita em tempo real.

Como construir uma marca pessoal forte

Objetivos

Antes, você precisa saber quais são seus objetivos, sejam eles pessoais, profissionais ou de vida. Avalie suas paixões, seus valores, suas qualidades e pense também em seus defeitos para que você consiga expor suas capacidades de forma mais forte e clara. Aqui, cabe o conselho de olhar pra dentro e dimensionar a si mesmo.

Canais

O segundo passo é definir quais serão os canais onde você exporá sua marca, seu produto. Com a extensa variedade de redes sociais existentes, cada uma tem um objetivo e foco, cabendo a você definir qual será a que se adaptará mais à mensagem que você deseja transmitir. Fotos, pensamentos, reflexões, experiências e informações técnicas são algumas das opções que você tem para compartilhar, existindo uma rede social para cada uma delas.

Privacidade

Em se tratando de um perfil profissional, é provável que você também queira ter um perfil pessoal, mais descontraído. Portanto, crie um perfil mais privado para que você possa se expor de forma mais pessoal para amigos e familiares, mas, com cuidado para as brincadeiras e para que esse perfil não seja divulgado ou que pessoas fora do seu círculo de amizades tenham acesso.

Foco

Depois de definir seus objetivos, a hora é de alinhá-los e de ter foco na exposição dos conteúdos pretendidos. As redes sociais são um campo vasto e pronto para ser explorado, mas você precisará de uma direção bem clara e definida para que consiga construir a sua marca.

Alvo

Assim como as propagandas têm a intenção de divulgar um produto para você, você também deverá divulgar o seu “produto” para as pessoas certas. É importante manter uma boa rede de contatos, com pessoas influentes que te ajudem a expandir o seu alcance.

Esteja sempre atualizado

Para que a sua identidade não fique cansativa, experimente trocar suas imagens e informações, deixando-as sempre atualizadas. Ainda, esteja sempre ativo nas redes para não se tornar um perfil com aspecto “abandonado”. Certamente você não precisa definir padrões de dias e horários para criar suas postagens, mas você precisa manter uma certa uniformidade, para manter seu conteúdo sempre bem atualizado e atrativo.



Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Marketing Pessoal – Como Maximizar Suas Qualidades
Como Falar em Público com Sucesso – Marketing Pessoal, Comunicação e Oratória
A Fórmula do Sucesso

Fonte: marketingdeconteúdo – rockcontent.com/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

A Fórmula do Sucesso

Livro

A Fórmula do Sucesso

R$ 45,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,75 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Marketing Pessoal - Como Maximizar suas Qualidades

Livro

Marketing Pessoal - Como Maximizar suas Qualidades

R$ 46,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Como Falar em Público com Sucesso - Marketing Pessoal, Comunicação e Oratória

Livro

Como Falar em Público com Sucesso - Marketing Pessoal, Comunicação e Oratória

R$ 50,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,17 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade