Estratégias na promoção de vendas

Existem várias formas de promover uma loja, produto ou serviço

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Todo mundo já está acostumado com essa frase, mas não sabe o poder que ela tem. Consideradas uma revolução na forma de vender, as promoções são um meio de incentivar o consumidor a comprar ou consumir determinado produto por meio de ferramentas em curto prazo. Em outras palavras, é oferecer algum tipo de estímulo que levará o cliente a comprar o que você está vendendo.

Mas, de acordo com Julio Cesar de Souza Santos, autor do Livro Promoção e Merchandising Eficientes para Pequenas Empresas, da Aprenda Fácil Editora, “Se não for bem planejada, executada e controlada, a promoção de vendas pode ser apenas um grande desperdício de dinheiro.”

Vemos no mercado diferentes tipos de promoções que tentam, a todo custo, fisgar o cliente. E, ao contrário do que se pensa, promoção não é só aquela que dá desconto ou aquela “compre 2, pague 1”. Selecionamos os tipos mais comuns de promoção de produtos:

- Descontos
Essa é a forma mais clássica de promoção. “Toda a loja com 40%” ou “20% para pagamentos à vista” são estratégias poderosas para atrair clientes.

- Amostra
É apresentada ao cliente uma pequena amostra ou miniatura. Muito comum em supermercados, por exemplo, quando oferecem degustação de algum produto. Perfumarias também dão uma amostra do perfume, para que você “sinta na pele”.

- Aniversário da loja
Muito habitual “o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você”.

- Amigo
Em estabelecimentos coletivos como, academias, salões de beleza, cursos de idiomas, por exemplo, uma forma de promover o seu serviço é oferecendo descontos ao levar um amigo, como matrículas grátis para os dois ou descontos nas mensalidades.

- Brindes
Geralmente, trata-se de um objeto de pequeno valor ou algum produto que complemente a compra, como comprar um combo de hambúrguer, refrigerante e batata e ganhar um sorvete.

- Concurso
Os concursos demandam uma competição entre os clientes. Alguns tipos são: “crie uma frase que defina o produto tal”, “crie um slogan para a loja” ou “responda por que motivo você merece ganhar tal produto”.

- Cliente especial
Algumas empresas costumam cadastrar seus clientes e oferecer alguma vantagem por isso. Também é possível promover a fidelidade através de cartões, selos ou cupons que, quando atingido determinado número, o cliente ganha alguma coisa.

- Cupom de desconto
Apesar de se encaixar no tópico de “desconto”, separamos um especial para o cupom, pois é uma forma de fazer os clientes voltarem a comprar. Ao realizar determinada compra, um cupom de desconto para a próxima estimulará o consumidor.

- Demonstrações
Muito recorrentes em lojas de eletroeletrônicos, permite ao consumidor ter contato com o produto e suas funções.

- Datas especiais
Aproveitar os dias especiais do ano, como feriados, também pode ser uma boa estratégia de promoção. Se o produto tem a ver com alguma profissão, é importante aproveitar também o dia dela.

- Entrega grátis
Frequente em comércios online, uma forma de atrair o cliente é oferecer a entrega gratuita dos seus produtos.

- Festival
Pode-se escolher uma linha de produtos e colocá-la em promoção.

- Grátis
Palavra mágica e música para os ouvidos dos clientes. Mas, é preciso tomar cuidado para que ele não pense que, de alguma forma, está pagando pelo que lhe é oferecido gratuitamente.

- Garantia
Essa é uma prática amplamente adotada por quase todos os vendedores, pois existe um tipo de garantia que está na lei. Uma ramificação da garantia é a máxima “satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta”, adotada por empresas que realmente confiam no seu produto.

- Descontos progressivos
O cliente vai acumulando descontos ao comprar mais produtos, como 10% no primeiro, 15% no segundo e 20% no terceiro, e assim por diante. Outra forma praticada é a de descontos de acordo com a idade do cliente.

- Leve 2, pague 1
É outra forma bem conhecida e eficiente em promover a loja ou o produto. Mas, mais uma vez, é preciso assegurar ao cliente que ele realmente está pagando um só e não está sendo “enganado” por uma falsa promoção.

- Oferta do dia
É cotidiano de muitas lojas selecionar um produto por dia e colocá-lo em oferta.

- Orçamento grátis
No comércio de serviços essa estratégia tem funcionado muito para atrair clientes, pois muitos resistem a solicitar algum serviço por pensar que não poderão arcar com o custo e não poderão procurar outra loja.

- Cobrir a oferta
Em alguns casos é possível cobrir a oferta da concorrência para não perder a venda.

- Pagamento
É imprescindível oferecer ao cliente várias formas de pagamento, como carnês, parcelamentos no cartão, cheque e, se possível, ainda dar um desconto à vista.

- Personalidades
Muitas lojas contratam pessoas conhecidas e que podem influenciar outras a comprarem para divulgar seus produtos fisicamente ou até mesmo online.

- Volume
É possível estabelecer determinado valor e oferecer vantagens ou até mesmo brindes para compras que o superem.


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Fonte: Lemon Blue – www.lemonblue.com.br


por Renato Rodrigues

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