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Como vender mais e conquistar clientes

Pensar em todo o processo de venda é crucial para colecionar clientes satisfeitos

Aumentando as vendas

Qualquer empresa, iniciante ou experiente, quer, sempre, vender mais e conquistar mais clientes. Porém, para conseguir tal objetivo, é necessário muito mais do que marketing. O primeiro passo é ter um bom produto, pois não há como fazer durar a relação venda-consumo se o seu produto não é de qualidade ou não é adequado ao que os consumidores esperam.

“[...] A empresa que deseja prosperar está constantemente prestando atenção no nível de serviço mais adequado relativo ao produto que vende. [...] Para vender, é necessário entender as diferentes situações que um produto requer.”, afirma Witer Brasil, autor do Livro Como Vender Mais e Manter seus Clientes, da Aprenda Fácil Editora.

Na tentativa de ajudar novos comerciantes e empresas, apresentamos dicas que são úteis para quem está começando, pois é preciso atrair clientes para obter faturamento:

- Pense no público-alvo
Pra começar, você deve fazer uma pesquisa a fim de mapear os consumidores em potencial do seu produto.  Será necessário adaptar a sua comunicação ao seu público-alvo, que analisará a utilidade do seu produto e o divulgará para outras pessoas. Um plano de comunicação também pode ser uma alternativa, se bem estruturado. Ele demorará um pouco a dar resultados, mas garantirá economia no processo de marketing.

- Pense no seu produto
Haja vista que o mercado dispõe de vários produtos iguais ao seu, cabe a você valorizá-lo frente ao seu cliente. Porém, a valorização não pode ser apenas na propaganda, como também na qualidade do produto. Caso o contrário, o melhor plano de marketing pode se dissolver e te deixar saturado no mercado. Nos autocitamos para ressaltar que “O primeiro passo é ter um bom produto, pois não há como fazer durar a relação venda-consumo se o seu produto não é de qualidade.”

- Pense no seu cliente
Aqui, diferenciamos cliente de público-alvo. Público-alvo é aquele que você deseja atingir e cliente é o que já foi atingido. Ao tentar negociar com o seu cliente, é preciso estar atento ao tipo de cliente, que demandará de você desenvoltura na hora do negócio. O cliente perfeccionista dará trabalho, pois exigirá perfeição e esforço máximo em cada detalhe, para que não saia falando mal da sua empresa. Já o aproveitador tentará explorar ao máximo o que a empresa pode oferecer, por acreditar estar fazendo um "favor" com o seu negócio.

- Pense na sua marca
Assim como a sua aparência é o seu cartão de visitas, a sua marca será a grande propagadora do seu produto ou empresa. Todos sabemos que existem algumas marcas que, mesmo sem o nome, todos sabemos do que se trata pela ampla divulgação que possuem. Encontrar um profissional ou empresa que crie um bom trabalho de comunicação visual pode ser uma opção para erguer a sua marca. Monte uma logo agradável e dê um nome “forte” ao seu produto.

- Pense em chamar a atenção
Para consumir o seu produto, seu cliente deve saber que você existe. Investir em propagandas e marketing boca a boca, por exemplo, pode ser uma forma útil de fazer-se notar. As redes sociais também podem ser uma ótima ferramenta de divulgação, através do ciclo de compartilhamento de informações que elas podem gerar.

- Pense em despertar interesse e satisfazer desejos
Ao chamar a atenção dos seus clientes, a sua propaganda também deve despertar interesse. Se o seu produto apresenta funções ou propriedades que atraiam os clientes, ele procurará pelo seu produto naturalmente. Outra estratégia é usar o produto para satisfazer desejos pessoais, apresentando todas as características e vantagens de comprá-lo ao seu cliente.

- Pense em agir
O ato da compra é essencial, portanto ele deve ser facilitado. A dica aqui é oferecer facilidades aos clientes, bem como descontos, parcelamentos, formas de pagamento e prazos.

- Pense em cativar e deixar o seu cliente satisfeito
Já escutamos a máxima: “Um cliente satisfeito divulga seu produto para 10 pessoas. Um cliente insatisfeito critica-o a 20.”. É justamente nessa hora que tudo tem que corresponder às expectativas do seu cliente. Dado que ele é o responsável pelo funcionamento do seu negócio, é imprescindível dar total atenção e exclusividade a ele. Nesse processo entra também o vendedor, que é quem lidará diretamente com o cliente. É preciso cativá-lo para despertar empatia, pois o cliente não quer só se identificar com o seu produto, mas também, ser tratado da melhor forma possível, garantindo que ele compre.

- Pense em resolver os possíveis problemas
Quem nunca viu aquele cliente extremamente irritado numa loja, reclamando de tudo e de todos? Nessas horas é preciso calma e atenção. Tente escutar tudo o que ele diz, mostre-se empenhado em resolver o seu problema e procure resolvê-lo da melhor forma possível.

- Pense em inovação
Estamos acostumados a ver propagandas com “É amanhã, somente amanhã a super promoção!”. Esse tipo de propaganda funciona, mas que tal surpreender seu cliente com uma estratégia nova? Você pode, por exemplo, oferecer descontos em algum panfleto, se apresentado na loja.


- Pense em preparar-se
O despreparo e a falta de segurança deixam a relação com o cliente abalada. Conheça a fundo o seu produto de forma que todas as possíveis dúvidas dos clientes possam ser esclarecidas e tenha segurança na apresentação.

- Pense nos erros
Tente planejar meticulosamente todo o processo da venda para evitar possíveis erros, como a troca de produtos, demora na entrega e até mesmo a escrita do nome errado do cliente. Isso pode afastá-los e gerar repercussão negativa da sua empresa. Pense ainda em um plano de solução para reparar da melhor forma os possíveis erros que deixem os clientes insatisfeitos.

- Pense no conjunto
Por fim, pense em todas as dicas e no geral do processo de venda do seu produto. A venda não termina quando o cliente compra, mas sim quando ele se satisfaz e promove o seu produto para as pessoas que conhece, sendo essa a mais antiga e eficaz estratégia de marketing.


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Fonte: Blog WeDoLogos – blog.wedologos.com.br



por Renato Rodrigues.

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