WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Turismo rural sustentável: 5 lugares para curtir nas férias

O turismo rural oferece atrativos aos turistas com base na sustentabilidade e na preservação da natureza

Turismo rural sustentável: 5 lugares para curtir nas férias

“O turismo sustentável aumenta o aproveitamento de recursos para proteger o meio ambiente, preserva as tradições de culturas locais, busca a convivência pacífica entre comunidades, estimula o crescimento econômico e promove a inclusão social, afirma Fernando Kanni, coordenador do curso de pós-graduação em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis EAD (Senac).

O turismo rural, por exemplo, tem como base a sustentabilidade e a preservação da natureza. Tamanha é a sua importância que muitos empreendedores têm investido seguramente nesse setor. Cada vez mais, turistas brasileiros e estrangeiros têm procurado por lazer no meio rural desfrutando de lugares pitorescos, que revigoram o corpo e o espírito. Pensando nisso, escolhemos 5 lugares no Brasil para você curtir nas férias.

1.Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, em Minas Gerais


Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca são municípios mineiros famosos pelo Parque Estadual do Ibitipoca. O lugar é deslumbrante e mágico, onde os turistas podem desfrutar da mais bela natureza, mas com restrições impostas desde 2003, em busca da preservação do meio ambiente. A infraestrutura local garante aos turistas conforto e segurança para curtir lagos, cachoeiras, trilhas e grutas.

2.Vale do Ribeira, em São Paulo


O Vale do Ribeira, em São Paulo, é muito conhecido pelo Circuito Quilombola Paulista, composto por várias comunidades, dentre elas, a Fazenda Picinguaba (Ubatuba) e Mandira (Cananeia). Em 2016, o governo estadual estabeleceu um novo roteiro, onde os turistas têm acesso a várias atrações naturais, como cavernas, cachoeiras e trilhas, além de poderem visitar locais tradicionais, como as casas de farinha, e saborear a deliciosa culinária quilombola.

3.Miranda, no Mato Grosso do Sul


O Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, no Mato Grosso do Sul, foi um dos finalistas do prêmio internacional de turismo sustentável. No local, é desenvolvido um programa de pesquisas e conservação da fauna e flora do Pantanal, principal atrativo para os turistas. Na estância, os visitantes podem conhecer como é realizado um manejo de gado no meio rural. Nas vilas, todos podem conhecer os costumes da comunidade local e a tradicional culinária.

4.Socorro, em São Paulo


Socorro é uma cidade paulistana, que faz divisa com Minas Gerais, conhecida pelo turismo de aventura. Um dos atrativos para os turistas é o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, que prima pela preservação do meio ambiente e valorização da cultura local. Outro diferencial do hotel foi o desenvolvimento do projeto Aventureiros Especiais, com o objetivo de garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. Assim, todos podem curtir o arvorismo e as cavalgadas.

5.Reserva Mamirauá, no Amazonas


Próxima ao curso médio do Rio Solimões, a Reserva Mamirauá, no Amazonas, tem como destaque o município de Tefé, sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, onde se localiza a pousada Uakari. Esta oferece atrativos naturais, principalmente o ecoturismo. Quando visitam a região, os turistas se encantam com os passeios de barcos e canoa, além da exploração da floresta em busca de animais de hábitos noturnos.

Conheça o Livro AFE Pousadas e Hotéis-Fazenda, Instalação e Administração.

Leia o artigo "Confira os impactos positivos do turismo rural".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!