WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Serviços turísticos e de apoio para o ecoturismo

Privilegiando o meio ambiente, o ecoturismo necessita de uma boa estrutura para receber os turistas

Ecoturismo - imagem ilustrativa

Werter Valentim de Moraes, autor do Livro AFE Ecoturismo – Um Bom Negócio com a Natureza, destaca que o ecoturismo tem crescido bastante no nosso país ao longo dos anos e permite aos investidores desse ramo uma grande diversificação do empreendimento. Ainda, é uma das poucas áreas que oferece, geralmente, baixo risco.

Assim como o próprio nome sugere, o ecoturismo é um ramo do turismo voltado à visitação e observação de ambientes naturais que mantém o turista em contato com o meio ambiente. E, dado que o meio ambiente é o protagonista no ecoturismo, o turismo ecológico tem a missão de privilegiar a sustentabilidade.

Tipos de ecoturismo

Para estar em contato com o meio ambiente, o ecoturismo ainda permite que os turistas “escolham” qual o tipo de experiência que desejam obter. O turismo de observação consiste em estar em contato com a natureza de forma mais amena, isto é, passeando para observar a ela e aos animais selvagens, por exemplo. O turismo de aventura já permite uma aproximação radical, a partir de experiências com a própria natureza – é o caso do bungee jump, escaladas e rapel. Por sua vez, o turismo de luxo propõe acomodações luxuosas em ambiente naturais, exigindo, por conta disso, uma infraestrutura mais requintada.

Serviços turísticos e de apoio

Para que seja possível visitar e entrar em contato com a natureza a partir das diferentes formas que o ecoturismo é capaz de proporcionar, uma rede de apoio é fundamental. Geralmente, são esses os serviços de que o ecoturismo necessita:

- Transporte

Em boa parte dos destinos do ecoturismo, as estradas e caminhos são pouco estruturados. Logo, o transporte para acessar esses locais é extremamente necessário. Também, os veículos utilizados com essa finalidade devem produzir pouco impacto e estar prontos para encarar as condições de acesso.

- Hospedagem

As hospedagens consideradas ecoturísticas estão comumente inseridas em ambientes afastados dos grandes centros, possivelmente em áreas protegidas ou núcleos populacionais e comunidades cerca delas. O ideal é que esse tipo de hospedagem seja bem planejado para que, da mesma forma, não cause grandes impactos no ambiente em que será instalado.

- Alimentação

Na maior parte dos casos, a alimentação é oferecida em conjunto à hospedagem e é caracterizada por privilegiar a culinária e gastronomia locais. Os pratos são feitos com ingredientes encontrados na região, embasados na simplicidade e no respeito aos costumes locais.

- Infraestrutura

A infraestrutura de apoio imprescindível para o ecoturismo envolve dois serviços principais:

i. O de busca e salvamento, haja vista que algumas atividades ecoturísticas podem oferecer riscos e, seja no local, seja próximo a ele, equipes devem estar prontas para agir de forma rápida.
ii. O médico-hospitalar, atrelado a processos de gerenciamento de riscos existentes, a exemplo de ambulatórios ou postos de atendimento emergencial.

- Condução

Esse tipo peculiar de turismo pode ser melhor explorado quando auxiliado por um guia. Esse profissional precisa de organizar, liderar e motivar o grupo e interpretar o meio ambiente, promovendo a interação dos turistas com ele da melhor forma possível para ambos. O profissional também tem que estar capacitado e sempre atualizado.

- Receptivo

A medicação entre os turistas e a região turística visitada geralmente é realizada por um receptivo, isto é, agências de turismos locais. Esse serviço pode ser terceirizado e reflete diretamente na satisfação dos turistas, articulando a atividade com os diversos setores da sociedade.

 


Conheça nossos Livros da Área Turismo Rural e Ecológico:

Ecoturismo – Um Bom Negócio com a Natureza
Ecoturismo – Planejamento, Implantação e Administração do Empreendimento
Ecoturismo – Capacitação de Profissionais

Fontes: Guia da Carreira – guiadacarreira.com.br
BRASIL, Ministério do Turismo. Ecoturismo: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. 2. ed. – Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 90p.
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!