Especial Turismo: Bahia

Estado sinônimo de turismo

 

Vista da Baía de Todos os Santos e do Mercado Modelo.

 

Falar sobre a Bahia é a mesma coisa que contar a história do Brasil. Na cidade de Porto Seguro e em Santa Cruz de Cabrália, em 1500, nosso país recebeu os primeiros portugueses, que por mais de 300 anos colonizaram nosso país. Foi a partir da Bahia que o Brasil começou seu desenvolvimento, exportando e importando, por seus portos, os produtos. Foi, através da Baía de Todos os Santos, que a grande maioria da nossa população, brancos e negros, chegaram, formando essa linda diversidade que temos nos dias de hoje, sem falar nos índios que já habitavam o lugar, e que deram o toque de singularidade à maioria da nossa população, povo alegre do grande Brasil.

 

O início da miscigenação do povo brasileiro iniciou-se quando os portugueses aqui chegaram e constituíram família com as índias da região. Depois, com a chegada dos negros, formaram-se as várias etnias que podemos ver na população brasileira.

 

A Bahia, dentre os estados nordestinos, é o maior em extensão, possui o maior PIB (Produto Interno Bruto). Entre os estados brasileiros, a Bahia é o sexto com maior PIB. Sua capital é Salvador, mas algumas das cidades mais conhecidas e influentes do estado são Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Lauro de Freitas.

 

A Bahia fez nosso país iniciar seu crescimento através da produção de cana-de-açúcar, que colocou o Brasil no mapa como maior colônia exportadora dessa especiaria. Atualmente, a Bahia continua colocando o Brasil no mapa, mas como um dos destinos turísticos mais visitados por pessoas do mundo inteiro. Suas belezas são variadas, desde as praias até os pontos históricos. Três das principais cidades que recebem turistas é a capital Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.

 

Bahia ocupa mais de 6% de todo o território nacional, com uma área aproximada de mais de 500 mil Km², sendo maior que a França. Seu litoral tem mais mil quilômetros de extensão, o maior dentre todos os estados brasileiros. O litoral baiano ainda tem resquícios da Mata Atlântica, que era vasta antes do descobrimento. Entretanto, a grande parte da Bahia é semiárida, com mais de 68% de seu território nessa área. O clima no semiárido é seco com uma vegetação, chamada de caatinga, predominantemente do cerrado.

 

Povo alegre.

 

 

A Bahia também é chamada de Terra da Felicidade, pois seu povo é alegre e festivo, sendo um dos maiores e mais conhecidos carnavais do país. Por ter tais atrativos, como população hospitaleira e alegre, entre outros, a Bahia tem um setor turístico muito forte e desenvolvido. O território baiano é dividido em zonas turísticas, as quais recebem muitos turistas diariamente. Essas zonas são as áreas da Baía de Todos os Santos, a Costa dos Coqueiros, a Costa do Dendê, a Costa do Cacau, a Costa das Baleias, a Costa do Descobrimento, os Caminhos do Oeste, a Chapada Diamantina e os Lagos de São Francisco. Seus municípios, totalizando 417, compõem boa parte das zonas turísticas da Bahia. Mesmo com toda a força turística que este estado possui, ainda existe uma parte da população muito pobre, a qual vive, em sua maioria, no semiárido.

 

A visitação à Bahia pode ser feita todo o ano. Várias cidades possuem aeroportos, como Salvador, Porto Seguro, Feira de Santana, Ilhéus, entre outros. Portos marítimos também têm trazido muitas pessoas todos os anos. Além disso, o transporte rodoviário liga a Bahia a outros estados do país.

 

 

 

Por: Raquel Torres C. Bressan

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade