O Rebanho e seus cuidados no alto verão

O calor da estação pode prejudicar o andamento da produção

 

A sensibilidade ao ambiente é um fator que o produtor deve sempre verificar para não ocasionar perdas.

 

A produção de carne e leite vivencia um grande aumento na qualidade, propiciada, principalmente, pela melhora no material genético dos animais. Tal situação só possível devido a pesquisas na área. O alto potencial dos animais da pecuária moderna trouxe, além dos grandes benefícios, necessidades mais expressivas dos animais. A sensibilidade ao ambiente, o qual proporciona grandes mudanças na produção, é um fator que o produtor deve sempre verificar para não ocasionar perdas.

Tendo em vista esse ponto, foram criadas várias estratégias tecnológicas, melhoras nutritivas, entre outros, que exercem significativas alterações nos rebanhos, auxiliando na melhora da produção, os quais se associam beneficamente ao potencial produtivo dos animais.

Relativamente à área nutricional, vemos que todo esse desenvolvimento biotecnológico, que fez com que os animais aumentassem sua produtividade, trouxe consigo um problema, principalmente para os animais criados em climas quente, como é o caso do Brasil: os processos de digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes ingeridos pelos animais, juntamente com a deposição de carne e a mobilização de nutrientes para produção de leite ou ovos aumentam, sobremaneira, a produção de calor pelo organismo (Maior Produção com Melhor Ambiente).

O animal produz muito calor internamente, somado ao calor que circula externamente a ele, podem causar grande problemas à saúde do gado, além de prejudicar a produção. Para tanto, é necessário que seja feito modificações ambientais para que animal dissipe calor de maneira que não o prejudique. O ambiente para isso deve ser de temperatura amena, disponibilizando, ao animal, expressar totalmente seu potencial genético.

As trocas de calor entre o animal e o ambiente podem ser divididas em três mecanismos: Radiação, Condução e Convecção. A Radiação ocorre a todo momento, pois esse mecanismo procede da mesma maneira que a troca de calor com materiais de construção. O animal trocará calor com as paredes do estábulo, da baia etc.

Na Condução, a troca de calor ocorre através das moléculas, transferindo calor do núcleo do animal até a periferia. Essa troca ocorre a partir da hora que os tecidos se tocam, assim como qualquer objeto que for tocado pelo animal.


A Convecção tem como princípio básico a troca de calor por fluidos. Essa situação ocorre quando um bovino entra nas margens de um lago ou rio para beber água; também pode ocorrer com fluidos gasosos, o que normalmente acontece quando uma corrente de ar entra em contato com a superfície do animal.

 

As edificações devem ser construídas levando em consideração os mecanismos de dissipação de calor.

 


Para controlar os vários problemas que o calor excessivo possa causar nos animais, as edificações que protegerão o rebanho devem ser construídas levando em consideração os mecanismos de dissipação de calor. O dimensionamento das instalações devem proporcionar um ambiente adequado, levando em consideração os materiais utilizados, a geometria e a forma de ocupação. Os materiais devem restringir as trocas térmicas para condução e radiação, o que permitiria maior ou menor descarga térmica que entra ou sai através das paredes e/ou telhados.

A circulação de ar é imprescindível para que ocorra melhor dissipação de calor interno dos animais. Caso a região da criação do gado seja sempre quente, seria interessante que as instalações se mantivessem abertas, propiciando, assim, maior ventilação. A orientação dos prédios em leste-oeste também auxilia para que os raios solares não penetrem no local, o que poderia propiciar desconforto térmico nos animais.

O ambiente ótimo é um grande auxílio na criação de animais, principalmente aqueles que têm um alto potencial. A qualidade que o trato com os animais pode proporcionar à produção é um dos fatores básicos em criação.



Por: Raquel Torres C. Bressan

 

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade