Cuidados com o manejo de porcas em gestação

É essencial cuidar das porcas durante todo o período de gestação, que varia de 112 a 116 dias

Porca e seus leitões

A fim de obter melhores resultados, baixo índice de mortalidade e leitões sadios, o manejo das fêmeas no período de gestação é imprescindível e deve ser realizado de forma precisa. Todo o cuidado com a porca deve ser redobrado desde a pré-gestação e a cobrição até o período do pós-parto.

A fase crítica da gestação dura os 30 primeiros dias. É nessa fase que geralmente ocorre a perda embrionária, que pode ser ocasionada até por estresse da fêmea. Para evitar qualquer problema, recomenda-se manter as porcas isoladas e em ambientes calmos e silenciosos, para que ela possa gerar tranquilamente os seus embriões, que são extremamente frágeis e sensíveis nos seus primeiros dias de desenvolvimento.

Após serem cobertas, as fêmeas devem ser observadas. Somente após 42 dias de gestação e sem identificar nenhuma anormalidade, como secreções, que se assegura que a porca está gerando leitões. Antes desse período a observação deve ser realizada com a finalidade de verificar se não houve retorno do cio, se não ocorreu aborto ou se a porca não foi acometida por alguma doença.

Um método usado pra atestar o estado de gestação, é o ultrassom. Mas, ele só deve ser realizado 30 dias após a cobertura, para que não afete os embriões na fase crítica. Assegurar-se que a fêmea está, de fato, prenha é essencial para evitar cuidados e gastos desnecessários com fêmeas que não estejam em processo de procriação.

Durante a gestação, as porcas devem receber ração com elevado teor de fibra em duas refeições diárias. Além da alimentação, é indispensável cuidar da higiene do local e do animal. Cerca de 60 dias antes do parto, deve-se realizar a desverminação. Ao transferi-las para a maternidade é fundamental, também, banhá-las com acaricida e sarnicida, garantindo a assepsia do animal. Recomenda-se ainda, lavar o ventre e o úbere com água morna e sabão, eliminando microrganismos que podem contaminar os leitões na hora do seu nascimento.

O ambiente da maternidade deve ser limpo, seco e calmo. Antes de receber as fêmeas prestes a parir, é necessário que a maternidade passe por um período de vazio sanitário de, no mínimo, cinco dias. As porcas devem ser transferidas para a maternidade, pelo menos, sete dias antes da data  prevista para o parto, para que possam se habituar ao novo ambiente, ao tipo de piso, à troca de ração, ao modo de contenção e, principalmente, à mudança de temperatura.

“No dia do parto, pode ser observada secreção de colostro em gotas (24h) e jatos (6h). A vulva torna-se bem volumosa e entumecida, os flancos posteriores estarão profundos e o ventre caído. Observa-se a inquietação da porca, que realiza o ato de ‘preparar o ninho’ para o parto.”, informa Rony Antonio Ferreira, autor do Livro Suinocultura – Manual Prático de Criação, da Aprenda Fácil Editora.

Logo após o parto, a fêmea deve receber quantidades pequenas de ração, que vão aumentando gradativamente até o final da primeira semana, quando se deve maximizar o consumo de ração, como, por exemplo, fornecer no 2º dia após o parto 2 kg, e no 7º, 5 a 6 kg/dia. A água deve ser oferecida de forma abundante, pois, para cada litro de leite produzido, a fêmea deve ingerir três litros de água. Mas, cuidando para que não aumente o nível de umidade da instalação onde a porca se encontra, favorecendo o desenvolvimento de fungos e outros microrganismos patológicos.

Conheça nosso Livro na Área de Suinocultura:
Suinocultura – Manual Prático de Criação



Fonte: Suinocultura Industrial – www.suinoculturaindustrial.com.br

por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade