A fim de obter melhores resultados, baixo índice de mortalidade e leitões sadios, o manejo das fêmeas no período de gestação é imprescindível e deve ser realizado de forma precisa. Todo o cuidado com a porca deve ser redobrado desde a pré-gestação e a cobrição até o período do pós-parto.
A fase crítica da gestação dura os 30 primeiros dias. É nessa fase que geralmente ocorre a perda embrionária, que pode ser ocasionada até por estresse da fêmea. Para evitar qualquer problema, recomenda-se manter as porcas isoladas e em ambientes calmos e silenciosos, para que ela possa gerar tranquilamente os seus embriões, que são extremamente frágeis e sensíveis nos seus primeiros dias de desenvolvimento.
Após serem cobertas, as fêmeas devem ser observadas. Somente após 42 dias de gestação e sem identificar nenhuma anormalidade, como secreções, que se assegura que a porca está gerando leitões. Antes desse período a observação deve ser realizada com a finalidade de verificar se não houve retorno do cio, se não ocorreu aborto ou se a porca não foi acometida por alguma doença.
Um método usado pra atestar o estado de gestação, é o ultrassom. Mas, ele só deve ser realizado 30 dias após a cobertura, para que não afete os embriões na fase crítica. Assegurar-se que a fêmea está, de fato, prenha é essencial para evitar cuidados e gastos desnecessários com fêmeas que não estejam em processo de procriação.
Durante a gestação, as porcas devem receber ração com elevado teor de fibra em duas refeições diárias. Além da alimentação, é indispensável cuidar da higiene do local e do animal. Cerca de 60 dias antes do parto, deve-se realizar a desverminação. Ao transferi-las para a maternidade é fundamental, também, banhá-las com acaricida e sarnicida, garantindo a assepsia do animal. Recomenda-se ainda, lavar o ventre e o úbere com água morna e sabão, eliminando microrganismos que podem contaminar os leitões na hora do seu nascimento.
O ambiente da maternidade deve ser limpo, seco e calmo. Antes de receber as fêmeas prestes a parir, é necessário que a maternidade passe por um período de vazio sanitário de, no mínimo, cinco dias. As porcas devem ser transferidas para a maternidade, pelo menos, sete dias antes da data prevista para o parto, para que possam se habituar ao novo ambiente, ao tipo de piso, à troca de ração, ao modo de contenção e, principalmente, à mudança de temperatura.
“No dia do parto, pode ser observada secreção de colostro em gotas (24h) e jatos (6h). A vulva torna-se bem volumosa e entumecida, os flancos posteriores estarão profundos e o ventre caído. Observa-se a inquietação da porca, que realiza o ato de ‘preparar o ninho’ para o parto.”, informa Rony Antonio Ferreira, autor do Livro Suinocultura – Manual Prático de Criação, da Aprenda Fácil Editora.
Logo após o parto, a fêmea deve receber quantidades pequenas de ração, que vão aumentando gradativamente até o final da primeira semana, quando se deve maximizar o consumo de ração, como, por exemplo, fornecer no 2º dia após o parto 2 kg, e no 7º, 5 a 6 kg/dia. A água deve ser oferecida de forma abundante, pois, para cada litro de leite produzido, a fêmea deve ingerir três litros de água. Mas, cuidando para que não aumente o nível de umidade da instalação onde a porca se encontra, favorecendo o desenvolvimento de fungos e outros microrganismos patológicos.
Conheça nosso Livro na Área de Suinocultura:
Suinocultura – Manual Prático de Criação
Fonte: Suinocultura Industrial – www.suinoculturaindustrial.com.br
por Renato Rodrigues.
Tenho uma porca, e ela já passou de 4 meses de gestação.. acredito que ela não tenha gerado os bebês. Mas hoje, completando 5 meses, ela arriou o mojo novamente e está dando bastante leite, sem ter cruzado com o macho. É normal?
Olá, Marta Menezes Sabino! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Tenho uma porca que cruza mais quando está com 45 dias ela perde a cria já está com três vezes que isso acontece tem algum medicamento endicado pra tratamento
Olá, Katiene de Jesus Cardoso! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Clique no link e conheça o nosso curso online Mais Lucro na Produção de Suínos: Melhorando a Ambiência
https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodesuinos/mais-lucro-na-producao-de-suinos-melhorando-a-ambiencia
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Gostei muito do conteúdo.Parabens .
Olá, Silvanice! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo!
Abraço!!!
Equipe CPT.
Quando a vulva tá inchada ela tá no cio
Olá, José! Tudo bem?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.
Abraço!
Equipe CPT.
Parabéns pelo contrário, gostei. Quero informações sobre: Engorda de leitões e criação de suinos caipiras. Pois tenho 8 matrizes de porca caipiras ,mais nem os leitões e nem as matrízes se desenvolvem. Mais pelo que li no texto acima, já deu pra ter uma boa noção.
Olá, Daniel! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.
Posso dar ração de lactação durante a gestação?
Olá, José!
Agradecemos sua visita ao nosso site.
Durante a gestação, as porcas devem receber ração com elevado teor de fibra em duas refeições diárias. Além da alimentação, é indispensável cuidar da higiene do local e do animal.
Atenciosamente,
Equipe CPT
Existe algum estimulante que chame a fêmea para o porco ? As meninas aqui andam desinteressadas dos rapazes ! Fazer o que, é o mundo atual!
Olá, Paulo!
Agradecemos sua visita ao nosso site!!
O CPT disponibiliza cursos em diversas área. O aluno ao adquiri-los terá a oportunidade de se capacitar ainda mais na área desejada.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com informações para esclarecer suas dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe CPT
Boa tarde! Tenho uma porca que está saindo no cio várias vezes. O que posso fazer?
Olá, Romário! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro
Gostei muito de ter lido me esclareceu muitíssimo obrigada por ter um conteúdo excelente
Porca prenha pode beber soro de queijo que contém coalho????
Olá, Joelma! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Em pesquisa realizada pela Embrapa Suínos e Aves, o uso do soro, resultante da fabricação do queijo, é totalmente recomendado, uma vez que apresenta grande potencial. ... "O soro pode ser fornecido principalmente a suínos em crescimento-terminação e a porcas em gestação", afirma o estudo.
Abraço!
Lorena