WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Analisando os ingredientes das rações para suínos

Analisar a composição química dos ingredientes usados na ração de suínos é fundamental

Alimentação de suínos

Na criação de suínos a alimentação é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso da atividade. As rações sempre devem ser elaboradas minuciosamente para garantir que esse alimento recebido consiga explorar o potencial máximo do seu animal e para evitar que, em vez de ajudar, prejudique o desenvolvimento dele.

Os produtos usados na fabricação que são de origem animal têm a padronização da composição química um pouco dificultada, dado que a sua cadeia de produção é sempre muito diversificada, tendo a necessidade de um monitoramento rigoroso quanto aos seus níveis nutricionais. Ainda é preciso garantir que a aquisição seja de produtores que prezem pela qualidade sanitária de seus produtos, de forma a evitar quaisquer riscos, como uma contaminação bacteriana.

Esses produtos são extremamente atrativos, uma vez que são ricos em proteínas, energia, cálcio e fósforo. A farinha de carne e ossos e a farinha de vísceras são os mais utilizados na formulação de rações para suínos. Outra vantagem é a economia, que é essencial para qualquer produtor, substituindo outros ingredientes, tais como o farelo de soja e o fosfato bicálcico.

No farelo de vísceras, o valor da proteína bruta pode variar muito por conta dos ingredientes que são utilizados para fabricá-la: resíduos de carcaças, partes cárneas (vísceras), tecido gorduroso, sangue ou resíduos de desossa. Por conta disso, é praticamente impossível determinar os níveis de aminoácidos em função da proteína total. A proporção de cada um desses ingredientes na produção da ração altera significativamente a composição de aminoácidos.

Associada à diversidade e quantidade dos ingredientes utilizados também está a matéria mineral, inversamente proporcional à proteína bruta. A utilização de ossos, por exemplo, pode gerar uma variedade enorme de farinhas de carne, com diferentes níveis de cálcio e fósforo. Esses elementos, se apresentam uma proporção maior do que 2,4:1 indicam alteração na farinha de carne.




Conheça nossos Livros da Área Suínos:

Formulação de Rações para Suínos
Suinocultura – Manual Prático de Criação



Fonte: Agroceres Multimix – agroceresmultimix.com.br/blog/


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!