WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Alimentação de suínos na fase pré-inicial

Enzimas exógenas e peletização aumentam a digestibilidade nessa fase do manejo de suínos

Leitões

A produção de carne suína teve seu mercado expandido graças ao desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas de manejo. Por consequência desses fatores, a nutrição desses animais desponta como um dos fatores cruciais da cadeia produtiva. Com relação a isso, estudos vêm comprovando que a utilização de enzimas exógenas e o processamento de alimentos tem trazido bons resultados quanto à digestibilidade deles.

Não obstante, a digestibilidade depende de vários fatores, como o desenvolvimento do trato gastrointestinal e a qualidade e o tipo de matérias-primas usadas no alimento. Quando o desmame é feito precocemente, aos 21 dias de idade, o desenvolvimento fisiológico dos leitões ainda não está completo.

Já quando completam 35 dias de vida, a capacidade de digestão não está completa e, consequentemente eles acabam por não aproveitar efetivamente as dietas à base de grãos e cereais. O estômago e o intestino delgado têm a capacidade limitada, além da insuficiente secreção de enzimas digestivas, o que prejudica a absorção de nutrientes.

Para a fabricação de rações para esses animais, a matéria-prima pode apresentar alguns fatores antiqualitativos, ou seja, que prejudicam a qualidade delas. O fitato, o polissacarídeo não amiláceo e o inibidor de tripsina, por exemplo, podem reduzir o aproveitamento nutricional pelos leitões. Por conta disso, introduzir enzimas exógenas e peletizar as rações são atitudes tomadas como necessárias.

A peletização trabalha na modificação das características físicas dos nutrientes que compõem o alimento, facilitando a digestão. Já as enzimas exógenas, atuam hidrolisando frações específicas dos nutrientes, chegando a “lugares” onde as endógenas não conseguem chegar, favorecendo, também, a digestibilidade de frações da dieta, como amido e proteínas.




Confira nossos Livros da Área Suínos:

Formulação de Rações para Suínos
Suinocultura – Manual Prático de Criação




Fonte: Suinocultura Industrial – suinoculturaindustrial.com.br


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!