WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

A alimentação e o desempenho reprodutivo de suínos

Para aumentar o número de partos ou para que a leitegada seja maior, é preciso atenção à alimentação dos suínos

Alimentação de suínos

Qualquer criador de suínos deseja sempre obter melhores resultados, com o maior número de animais no menor espaço de tempo. Isso implica na realização de vários partos ao longo do ano ou no aumento do número de filhotes por leitegada. Porém, a tarefa para atingir esses índices não é fácil.

Os autores do Livro AFE Formulação de Rações para Suínos, Valdir Ribeiro Junior, Gabriel Cipriano e Cláudio José, explicam que a alimentação é um dos fatores que pode aumentar a produtividade, sendo necessário formular a ração com total cuidado para que se otimize a produção de suínos.

Obter um número maior de partos durante o ano ou aumentar a sua leitegada requer do produtor o conhecimento de todos os vários fatores que influenciem na produtividade dos seus animais, sabendo como “lidar” com todos eles de forma a explorá-la ao máximo nos animais.

Retomando a ideia de aumento de produtividade na matriz, também conhecida como unidade produtiva, é preciso voltar toda a atenção para que a produção dessa unidade produtiva seja expressiva. Por conta disso, os fatores que interferem sobre as matrizes são vários e há também variáveis, que precisam ser bem administradas para que o produtor obtenha mais lucros.

O primeiro ponto a ser observado é, literalmente, observar todas as etapas da vida de uma matriz, desde antes do nascimento até a fase do aleitamento. Com isso, a alimentação da leitoa que dará a luz a uma matriz se torna muito importante. Durante o aleitamento, a leitoa deverá receber um aleitamento ideal e, também, ração adequada para a fase em que se encontra. Posteriormente, a desmama também requer atenção, para que o animal não tenha restrições alimentares e para que receba, em seu alimento, todos os nutrientes necessários e específicos dessa fase. Gerenciar a alimentação é fundamental para que a matriz cresça nas condições mais favoráveis possíveis.

Após a desmama, a alimentação deverá sofrer as adaptações para as demais fases da vida da matriz. Leitoas são, geralmente, designadas ao acasalamento no segundo ou terceiro cio, sendo fundamental que o criador forneça uma alimentação mais restrita 10 a 15 dias antes da cobertura, mais indicada para esse período. Após a cobertura, os alimentos fornecidos devem ser ricos em nutrientes, para que a leitoa seja preparada para a gestação.

A gestação é uma fase muito específica e requer todos os cuidados por parte do criador. Com isso, o criador conseguirá obter leitões perfeitos, minimizando as chances de animais que nascem mortos ou que morrem algum tempo após o parto, aumentando o número de animais fortes em seu plantel e que se desenvolverão melhor. O correto manejo alimentar durante a gestação garante que os leitões nasçam grandes, condição fundamental para que a taxa de sobrevivência após o parto seja maior.

Após o parto, completando o ciclo de vida da matriz, ela deverá receber alimentação adequada ao aleitamento, para que possa oferecer todos os nutrientes de que os leitões lactantes precisam. Oferecer alimentação correta também é necessária quando a leitegada é maior, isso porque, no começo, a produção de leite é pequena e vai aumentando de forma gradual, atingindo o seu ponto máximo cerca de duas semanas após o parto.

 


Conheça nossos Livros da Área Suinocultura:

Formulação de Rações para Suínos
Suinocultura – Manual Prático de Criação

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!