WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Prêmio Mérito Empresarial - 2009

Prêmio Mérito Empresarial - 2009

O CPT - Centro de Produções Técnicas empresa geradora e difusora de conhecimento desde 1985, por meio de cursos de formação profissional a distância, líder de mercado em sua área de atuação, tendo treinado mais de 2 milhões de alunos, recebeu o Prêmio Mérito Empresarial - Categoria Responsabilidade Social, na noite de 24 de outubro de 2009, no Cerimonial Parthenon, na cidade de Viçosa - Minas Gerais. A conquista veio em função de seu trabalho de ação social.

A premiação vem distinguir e premiar empresas que se posicionam junto ao mercado de maneira ética, cidadã e responsável e, ao mesmo tempo, possuem ações que visam reduzir as desigualdades sociais.

O vencedor do Prêmio Responsabilidade Social Empresarial 2009 foi o CPT - Centro de Produções Técnicas, responsável pela implantação do Núcleo de Ensino e Profissionalização Escola Estadual Professor Cid Batista, no Presídio de Viçosa.

O projeto vem fazer oposição a uma realidade assustadora, em que quase 90% da população carcerária é reincidente, ou seja, pessoas que retornaram ao Presídio por crimes ainda piores dos que os levaram à primeira prisão.

Portanto, capacitar os presos é de extrema importância. A implantação do projeto no Presídio foi uma iniciativa do CPT - Centro de Produções Técnicas, que, juntamente com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, construiu um Centro de Formação Profissional dentro da área do Presídio. O CPT se responsabilizou pelo fornecimento dos projetos, dos materiais para a construção, do mobiliário e dos equipamentos eletrônicos.

O Presídio entrou com a mão-de-obra dos próprios detentos para a construção, e a Secretaria de Defesa Social forneceu os computadores e o acesso à internet.

Salas de aula, sala de ensino de informática, recepção e banheiros, os quais foram custeados pelo CPT, constituem o Centro de Profissionalização. O CPT também fornece os cursos e a metodologia instrucional. Os instrutores dos cursos são os próprios agentes penitenciários.

Depois de concluídas as obras, especialistas da Secretaria de Educação do Governo de Minas, em visita ao Centro, decidiram criar naquelas dependências uma Escola Estadual e Centro de Profissionalização. Assim, o Centro passou a ser chamado de “Núcleo de Ensino e Profissionalização Escola Estadual Professor Cid Batista”, onde são oferecidos aos detentos o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas - mantidos pelo Grupo CPT.

Cursos de treinamento de jardineiros, pizzaiolos, horticultores, garçons, baristas, empregadas domésticas,treinamento em panificação e confeitaria, fabricação de produtos de limpeza e muitos outros fazem, hoje, parte do dia-a-dia do Presídio.

O projeto de profissionalização no Presídio de Viçosa tornou-se um modelo e chama a atenção pela praticidade, eficiência, interatividade e simplicidade. Assim, utilizando este mesmo formato de profissionalização, já estão em implantação, em 45 presídios do Estado de Minas Gerais, unidades como a de Viçosa, que poderá se transformar em um exemplo para todo o Brasil.

Ao receber o Prêmio, o Professor Nelson Fernandes Maciel, idealizador e Diretor-Presidente do Grupo CPT, disse o seguinte: “Uma empresa precisa ter sustentabilidade e gerar lucros, condições básicas para manter-se em atividade. No entanto, muitas empresas já entenderam que, além de elaborar produtos de qualidade, atender de forma magistral seus clientes, pagar impostos e remunerar bem seus colaboradores, é necessário se empenhar com ações de responsabilidade social, visando ao desenvolvimento e ao bem-estar do ser humano”.

E, para finalizar, citou Aristóteles: “Aristóteles, filósofo grego, disse: O homem busca o sucesso e a felicidade, mas a verdadeira felicidade só é conseguida com a ajuda à sociedade. Portanto, podemos dizer que nossa ação social é presente de grego, pois beneficia os alunos, os instrutores, o sistema prisional e a sociedade, mas os maiores beneficiados somos nós, integrantes do CPT, pois a nossa alegria de ver tudo isso acontecer é indescritível”.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!