Cuidados importantes na hora de criar um coelho

Ao adotar um coelho como animal de estimação é importante atentar-se às particularidades desse animal

 
Criação de coelhos

Que o cachorro é o melhor amigo do homem e o animal doméstico preferido por ele, todos sabemos. Porém, na hora de escolher um animalzinho, muitas pessoas escolhem o coelho. Mais além de ser símbolo da páscoa e dos ovos de chocolate, esses animais apresentam características físicas e comportamentais bem peculiares. Outro atrativo é o baixo custo para adquirir e criar um.

Apesar de serem considerados fofinhos, nada de comprar um coelho apenas pela aparência. É necessário conhecer melhor seus hábitos e necessidades antes, para que a criação seja prazerosa para o dono e para o animal. Se você já possui um animal de estimação como um cão ou um gato, é preciso observar a relação entre eles também, pois, apesar da sua doçura, os coelhos costumam não se dar bem com outros animais.

Se você já se decidiu e quer ter um coelho, aproveite seus momentos de fofura ao lado dele. Mas, fique ligado nas nossas dicas de cuidado com o seu mais novo pet:

- É importante que a gaiola seja adequada ao tamanho do seu coelho. Eles precisam de um espaço maior pra poderem viver tranquilamente. Além disso, é importante deixar o animal solto por algum tempo (seis a oito horas, se possível), pois ele também necessita correr e se exercitar. Mas, ao soltá-lo, fique de olho para que ele não fuja!

- Mantenha a dieta do seu animal. Por serem animais silvestres que foram domesticados, eles mantiveram algumas características ao longo do tempo, como a necessidade de se alimentarem com frutas, legumes e verduras. Sim, eles adoram comer cenouras! Mas, elas devem ser oferecidas apenas eventualmente, visto que possuem um alto teor de glicose. Dê ao seu coelho ração específica diariamente e, três vezes por semana, complemente a alimentação dele com alguma fruta, legume ou verdura. Tudo deve estar sempre fresco, assim como a água.

- Não repreenda seu coelho com tapas. Diferentemente de cães e gatos, ele não “aprende” com esse tipo de atitude. Apenas bata palmas e diga “não”, pois coelhos não gostam de sons altos.

- Por último, mas não menos importante, ao cuidar de um coelho é importante manter a higiene. E, estamos falando da higiene dele e do local onde ele viverá. Mantenha a bandeja da gaiola sempre limpa e troque diariamente o material usado na forração. Recomenda-se o sabão de coco neutro na higienização, mas também existem desinfetantes específicos para tal. Quanto à higiene do animal, ela deve ser rigorosa. Os coelhos são mais suscetíveis a doenças de pele, como fungos e sarna. Mas, o processo de limpeza deve ser feito a seco. Dar banho no seu animal pode favorecer essas doenças, haja vista que sua pelagem é muito fina e demora muito pra secar, propiciando a propagação de microrganismos. Eles mesmos, através da própria saliva, se higienizam. Mas é importante escovar o seu pelo ao menos 3 vezes por semana. Nas partes íntimas e patas, você pode ajudar usando lenços umedecidos.

Confira nosso Livro de Criação de Coelhos, na área de Pequenas Criações.

Fontes: G1, Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet)


por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade