Como criar minhocas em casa

Criar minhocas é simples e ainda ajuda o meio ambiente

Minhocas

Em um mundo onde se pensa cada vez mais em ecologia e sustentabilidade, muitas pessoas têm buscado alternativas para reduzir os impactos ambientais e garantir a saúde do nosso planeta. Uma dessas alternativas é a transformação do lixo orgânico em húmus, adubo que torna o solo mais fértil e saudável às plantas, procedimento realizado naturalmente pelas minhocas.

De acordo com Marcos Cesar Migdalski, autor do Livro Criação de Minhocas e Técnicas de Vermicompostagem da Aprenda Fácil Editora, “Tudo o que ela [a minhoca] traga, pulveriza-se numa espécie de moela, semelhante a da galinha, e os seus excrementos saem logo em forma de estrume de curral, que aduba o solo. Ademais, os furos feitos por elas aceleram a oxidação e a nutrificação do solo.”.

Ensinaremos a construir um minhocário caseiro, para que você ajude o planeta, reaproveitando os restos de comida e cascas de alimentos de forma sustentável e ecológica.


Materiais necessários:

- Três caixas de cor escura (madeira ou plástico) uma com tampa e duas sem tampa, que possam ser empilhadas;
- Uma torneira tipo bebedouro;
- Tela de arame grossa;
- Manta permeável;
- Minhocas;
- Substrato suficiente;
- Jornal sem tinta, palha ou serragem;
- Restos de comida.


Como montar:

A caixa com tampa ficará na parte superior. As duas caixas que ficarão na parte superior e média deverão ter seu fundo cortado, deixando uma borda de aproximadamente 1 cm. Faça alguns furos na tampa da caixa superior para auxiliar na ventilação. No fundo dessa caixa, prenda a tela de arame grossa. No fundo da caixa do meio, prenda a manta permeável. Na última caixa, fixe a torneira, vedando com fita veda rosca ou silicone. Após esses procedimentos, posicione as minhocas com o substrato umedecido na caixa de cima, coberto com o jornal sem tinta, a palha ou a serragem. Deixe dessa forma por três dias, até encher a caixa com os restos de alimentos. Depois, recoloque a caixa superior no meio e deixe que as minhocas trabalhem, num processo de aproximadamente 45 dias. Durante esse período, adicione substrato na caixa de cima e, aos poucos, os restos de material orgânico, cobrindo sempre com o jornal sem tinta, a palha ou a serragem. À medida que o material vai sendo decomposto pelas minhocas, elas vão subindo para a caixa de cima, deixando a caixa do meio repleta de húmus. Enquanto ocorre o processo de decomposição pelas minhocas, vai depositando-se na última caixa o chorume, que é rico em nutrientes e livre de bactérias, excelente biofertilizante que pode também ser reaproveitado em plantações.


Mas, atenção, não é qualquer tipo de resto de comida ou material orgânico que pode ser colocado à disposição das minhocas. Frutas ácidas, carnes, óleos, alimentos gordurosos e com sal devem ser descartados em lixo orgânico comum. Prefira alimentar suas minhocas com outras frutas, legumes, verduras, grãos, ervas, cascas de ovos e etc.

Quase todas as espécies de minhocas suportam as condições de um minhocário caseiro. A quantidade delas pode variar de acordo com o espaço disponível para sua criação. Mantenha o minhocário longe do sol, em local fresco e arejado. O planeta agradece!


Conheça nossos Livros na Área de Pequenas Criações:
Criação de Minhocas e Técnicas de Vermicompostagem - Guia Prático
Criação de Coelhos


Fonte: Blog Pesca na Lagoa – pescanalagoa.blogspot.com.br


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Criação de Minhocas e Técnicas de Vermicompostagem - Guia Prático

Livro

Criação de Minhocas e Técnicas de Vermicompostagem - Guia Prático

R$ 47,00 à vista ou em até 10x de R$ 4,70 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade