WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Cria e recria de animais da raça Gir Leiteiro

Aprenda as práticas para a cria e recria do gado da ração Gir

Para bezerros da raça Gir Leiteiro, o aleitamento deve ser o natural.

Para bezerros da raça Gir Leiteiro, o aleitamento deve ser o natural, pois as vacas Gir não descem o leite sem o bezerro ao pé; necessitando da presença do bezerro para estimular a descida do leite, tornando o aleitamento artificial difícil, pois o bezerro teria de ser levado duas vezes ao dia até a vaca para a realização da ordenha, aumentando o custo de mão de obra para esse manejo.

 

 

 

No aleitamento natural, os animais mamam diretamente nas vacas no intervalo entre as ordenhas. A quantidade de leite fornecida durante o aleitamento natural é de difícil controle, pois o método deixa a critério do ordenhador definir o consumo total de leite, tornando-se, na maioria dos casos, um método empírico.

 

 

Para diminuir esse problema, deve-se realizar o treinamento da mão de obra, para diminuir a diferença de desempenho, possibilitando o bom desenvolvimento dos bezerros. 

 

 

Os bezerros Gir podem ser desmamados aos 90 dias de idade indo para ordenha apenas para que a vaca desça o leite, não necessitando mais deixar leite residual para eles.

 

 

Para um bom desempenho, os bezerros deverão receber alimentos concentrados e volumosos de boa qualidade e à vontade, já a partir da segunda semana de vida, até os quatro meses de idade.

 

 

O volumoso deve ser de boa qualidade e deve (de preferência feno de boa qualidade com 12% de PB e 62% de NDT) ser fornecido à vontade, a partir da 2ª semana até os quatro meses.

 

 

Após os quatro meses de idade, durante o período das águas, os bezerros podem ser manejados em pastagem de boa qualidade, recebendo 1,5 kg de concentrado/cabeça/dia até os seis meses de idade.

 

 

Após esse período devem ser manejados exclusivamente em pastagem de boa qualidade.

 

 

No período da seca, os animais devem receber volumoso de boa qualidade. Após os quatro meses de idade, poderá ser fornecido cana com ureia, substituindo a forragem da pastagem. No período da seca, os animais poderão receber 1 a 2 kg de suplemento concentrado, já que a cana + ureia não proporciona ganhos de peso satisfatórios. A suplementação com concentrado deve se estender durante todo o período de estiagem.

 

 

Dos seis aos doze meses, as novilhas devem ser mantidas exclusivamente a pasto, durante o período das águas até o parto, utilizando manejo adequado que permita alta qualidade de forragem e ganho de peso próximo a 600 g/dia.

 

 

Durante o período seco, para essa fase de manejo, pode-se utilizar a estratégia do pastejo diferido, que consiste em vedação estratégica de uma área de pastagem no final de janeiro. Nesse sistema, deve ser fornecido o sal proteínado para potencializar a utilização da forragem, promovendo ganho de 250 g/cab/dia. No sistema de pastejo diferido, devemos trabalhar com uma oferta de forragem duas a três vezes maior que o consumo do animal, estimulando a seleção da forragem com maior consumo de MS.

 

 

O sistema de pastejo diferido deve ser trabalhado com uma oferta de forragem (OF) de 7%, pois a forragem é de pior qualidade, quando comparada com o manejo de pastejo rotacionado (OF = 4 a 5%), fato que se deve ao avançado estádio de crescimento. 

 

Pensando em você, cliente CPT, o Centro de Produções Técnicas disponibiliza gratuitamente um manual prático com curiosidades e características do gado zebu e suas principais raças: Nelore, Gir e Guzerá.

Portanto, não perca tempo!

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

mauro cesar

17 de jun de 2021

Boa tarde. Gostei muito da matéria e gostaria de obter mais informações sobre o gir leiteiro pois estou começando a criar.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

17 de jun de 2021

Olá, Mauro

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

gilson dos reis lopes

13 de mai de 2020

Pretendo iniciar a atividade leiteira. Minha fazenda se situa em Itatiaiuçu, MG. O gado que mais me impressionou é exatamente o gir leiteiro. Então, gostaria de um passo a passo para iniciar esta atividade e conto com suas publicações e demais informações. Favor informar como consegui-las para iniciar imediatamente.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

15 de mai de 2020

Olá, Gilson

Como vai?

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

O CPT disponibiliza cursos que irão auxiliar você na questão.Pois, ao adquiri-los você irá aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados nos cursos que temos na área.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Sandra Dias

5 de nov de 2019

Eu também crio Gir PO, estou apanhando um pouco no pre parto devido aos ubres muito inchados, se puderem me dar alguma dica agradeço, sou apaixonada pela raça. (O maxicam 2% da ouro fino não tem dado resultados)

Resposta da Aprenda Fácil Editora

6 de nov de 2019

Olá, Sandra

Como vai?

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área de bovinos.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Gir Leiteiro

19 de out de 2019

Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico. Gir Leiteiro

Resposta da Aprenda Fácil Editora

23 de out de 2019

Olá, equipe Gir Leiteiro!

Tudo bem?

Nós que ganhamos o dia ao receber uma mensagem como esta!

A Aprenda Fácil Editora, trabalha arduamente com um único objetivo: oferecer conteúdo de qualidade que transforme a vida e carreira das pessoas.

Obrigada pela confiança e elogios.

Atenciosmente,

Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!