WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual a melhor forma de realizar a ordenha manual na pecuária de leite?

A ordenha manual ainda é o método mais utilizado pelos pecuaristas brasileiros para retirar o leite da vaca

Ordenha manual - imagem ilustrativa

José Carlos Modesto, um dos autores do Livro AFE Ordenha Manual e Mecânica – Manejo para Maior Produtividade, explica que em um sistema de produção de leite, uma das fases mais importantes é a ordenha. Por conta disso, o insucesso nessa fase compromete todo o sistema de produção. 

Inserida nesse contexto, a ordenha pode ser considerada uma das etapas finais da produção de leite, haja vista que é a partir dela que se extrai o leite que será comercializado pelos produtores. Logo, toda a cadeia de produção depende exclusivamente desse processo para ser considerada efetiva.

E, ao contrário do que muita gente acredita, saber ordenhar não significa apenas posicionar a mão corretamente nos tetos da vaca: o pecuarista deve, por exemplo, conhecer a fisiologia da lactação, para o melhor entendimento de como ocorre a produção de leite na glândula mamária, até o processo de ordenha propriamente dito, tanto mecânica como manual.

A ordenha manual

Ainda que a ordenha mecânica seja considerada mais tecnológica, a ordenha manual ainda é a forma mais utilizada entre os pecuaristas leiteiros. No entanto, esse método, ainda que simples, não dispensa todo o controle e todos os cuidados para garantir que o leite ordenhado seja de qualidade. A realização desse tipo de ordenha ainda ajuda a desmitificar que somente o leite advindo da ordenha mecânica possui qualidade.

Como realizar a ordenha manual?

- Materiais

Em primeiro lugar, o pecuarista tem que reunir os materiais necessários para realizá-la: baldes, banco para a ordenha, peia, copos de desinfecção para imersão dos tetos – dipping, solução desinfetante para pré e pós-dipping, papel-toalha, caneca telada ou de fundo preto, coador, detergentes, sanitizante, escovas, luvas de borracha e copo dosador.

- Balde e coador

Antes de colocar a mão na massa, alguns procedimentos são importantes, como a sanitização do balde e do coador. Recomenda-se sanitizá-los 30 minutos antes da ordenha, com produtos à base de cloro. Essa ação tem a finalidade de reduzi a presença de microrganismos nesses utensílios.

- Outros procedimentos pré-ordenha

A cada ordenha, é requerida a preparação da solução desinfetante para pré e pós-dipping. Depois, os animais são conduzidos à sala de ordenha de forma tranquila, evitando que eles fiquem estressados. As vacas ainda precisam ser separadas, com o objetivo de seguir uma linha de ordenha.

Por fim, o animal a ser ordenhado precisa ser contido, assim como o bezerro que o acompanha. Terminados todos esses procedimentos, lave as mãos e dê início ao processo de ordenha.

- Iniciando o processo de ordenha

A primeira etapa da ordenha exige do ordenhador a realização do teste da caneca telada ou de fundo preto – nesse momento, deve-se evitar a lavagem dos tetos, a não ser que estejam extremamente sujos. Caso haja essa necessidade, não molhe o úbere. Em situações nas quais sejam detectados caso de mastite clínica, esses animais devem ser ordenhados por último e todo o leite obtido precisa de ser descartado. Em seguida, realize a imersão dos tetos na solução desinfetante e seque-os com papel toalha, utilizando um para cada teto e aguardando 30 segundos antes da secagem.

- Ordenha

Na ordenha propriamente dita, o ideal é que ela seja realizada de forma contínua, sem interrupções.

- Pós-ordenha

Concluído o processo, a vaca e o bezerro devem ser soltos, o leite deve ser despejado no tanque de refrigeração e todos os utensílios utilizados devem passar por higienização. Para finalizar, realize uma limpeza geral da sala de ordenha.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Leite:

Ordenha Manual e Mecânica – Manejo para Maior Produtividade
Manual do Produtor de Leite
Bem-estar do Gado Leiteiro

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Leite: ordenha manual de Bovinos / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. 5. ed. -- Brasília: SENAR, 2016. 68 p. il.
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Evanice Teles

20 de nov de 2023

Ótimo conteúdo

Resposta da Aprenda Fácil Editora

21 de nov de 2023

Olá, Evanice Teles! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Bons Estudos!

Equipe CPT

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!