José Carlos Modesto, um dos autores do Livro AFE Ordenha Manual e Mecânica – Manejo para Maior Produtividade, explica que em um sistema de produção de leite, uma das fases mais importantes é a ordenha. Por conta disso, o insucesso nessa fase compromete todo o sistema de produção.
Inserida nesse contexto, a ordenha pode ser considerada uma das etapas finais da produção de leite, haja vista que é a partir dela que se extrai o leite que será comercializado pelos produtores. Logo, toda a cadeia de produção depende exclusivamente desse processo para ser considerada efetiva.
E, ao contrário do que muita gente acredita, saber ordenhar não significa apenas posicionar a mão corretamente nos tetos da vaca: o pecuarista deve, por exemplo, conhecer a fisiologia da lactação, para o melhor entendimento de como ocorre a produção de leite na glândula mamária, até o processo de ordenha propriamente dito, tanto mecânica como manual.
A ordenha manual
Ainda que a ordenha mecânica seja considerada mais tecnológica, a ordenha manual ainda é a forma mais utilizada entre os pecuaristas leiteiros. No entanto, esse método, ainda que simples, não dispensa todo o controle e todos os cuidados para garantir que o leite ordenhado seja de qualidade. A realização desse tipo de ordenha ainda ajuda a desmitificar que somente o leite advindo da ordenha mecânica possui qualidade.
Como realizar a ordenha manual?
- Materiais
Em primeiro lugar, o pecuarista tem que reunir os materiais necessários para realizá-la: baldes, banco para a ordenha, peia, copos de desinfecção para imersão dos tetos – dipping, solução desinfetante para pré e pós-dipping, papel-toalha, caneca telada ou de fundo preto, coador, detergentes, sanitizante, escovas, luvas de borracha e copo dosador.
- Balde e coador
Antes de colocar a mão na massa, alguns procedimentos são importantes, como a sanitização do balde e do coador. Recomenda-se sanitizá-los 30 minutos antes da ordenha, com produtos à base de cloro. Essa ação tem a finalidade de reduzi a presença de microrganismos nesses utensílios.
- Outros procedimentos pré-ordenha
A cada ordenha, é requerida a preparação da solução desinfetante para pré e pós-dipping. Depois, os animais são conduzidos à sala de ordenha de forma tranquila, evitando que eles fiquem estressados. As vacas ainda precisam ser separadas, com o objetivo de seguir uma linha de ordenha.
Por fim, o animal a ser ordenhado precisa ser contido, assim como o bezerro que o acompanha. Terminados todos esses procedimentos, lave as mãos e dê início ao processo de ordenha.
- Iniciando o processo de ordenha
A primeira etapa da ordenha exige do ordenhador a realização do teste da caneca telada ou de fundo preto – nesse momento, deve-se evitar a lavagem dos tetos, a não ser que estejam extremamente sujos. Caso haja essa necessidade, não molhe o úbere. Em situações nas quais sejam detectados caso de mastite clínica, esses animais devem ser ordenhados por último e todo o leite obtido precisa de ser descartado. Em seguida, realize a imersão dos tetos na solução desinfetante e seque-os com papel toalha, utilizando um para cada teto e aguardando 30 segundos antes da secagem.
- Ordenha
Na ordenha propriamente dita, o ideal é que ela seja realizada de forma contínua, sem interrupções.
- Pós-ordenha
Concluído o processo, a vaca e o bezerro devem ser soltos, o leite deve ser despejado no tanque de refrigeração e todos os utensílios utilizados devem passar por higienização. Para finalizar, realize uma limpeza geral da sala de ordenha.
Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Leite:
Ordenha Manual e Mecânica – Manejo para Maior Produtividade
Manual do Produtor de Leite
Bem-estar do Gado Leiteiro
Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Leite: ordenha manual de Bovinos / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. 5. ed. -- Brasília: SENAR, 2016. 68 p. il.
por Renato Rodrigues
Ótimo conteúdo
Olá, Evanice Teles! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.
Abraço!!
Bons Estudos!
Equipe CPT