O que é a Homeotermia para o Bem-estar animal?

Entenda o significado desse termo na pecuária leiteira

 

A maioria dos mamíferos tem temperatura na casa dos 39oC.

 

Homeotermia é a manutenção, aproximadamente constante, da temperatura interna do corpo, embora a temperatura ambiental varie dentro de limites apreciáveis. A temperatura do corpo humano é da ordem de 37oC, enquanto a maioria dos mamíferos é de cerca de 39oC, sendo a das aves em explorações zootécnicas de 41oC. A temperatura corporal de cada animal depende de inúmeros fatores, tais como: Parte do corpo; raça; idade; nível energético da dieta; atividade, nível de produção, ciclo estral; hora do dia e; estação do ano.

 

A manutenção da homeotermia é obtida por uma série de ajustes fisiológicos, morfológicos e comportamentais, que objetivam equilibrar o calor produzido e perdido ou ganho para o ambiente. O centro termorregulador detecta variações do ambiente térmico, ou seja, da temperatura, umidade relativa, velocidade do ar e da intensidade de radiação solar.

 

O calor produzido pelos animais homeotérmicos mais o ganho do ambiente deve ser igual ao calor perdido, para que ocorra o equilíbrio térmico que resulta na homeotermia. O calor perdido ou ganho ocorre de forma sensível e latente. O calor sensível, ganho ou perdido, transmite-se por condução e tecido epitelial (pele), convecção entre o ar e superfície corporal e radiação do céu ou superfícies vizinhas para a superfície corporal. O calor latente corresponde à evaporação d’água que ocorre na superfície da pele (sudorese) e nas vias respiratórias no processo de respiração.


A temperatura interna do corpo é controlada pelo equilíbrio entre o calor produzido pelas reações metabólicas e o calor ganho ou perdido para o ambiente externo.

 

A carga total de calor do organismo compõe-se, ainda, de uma parcela proveniente da

 

Uma parcela da carga total de calor é proveniente da absorção solar e do calor do meio ambiente.

 

fermentação ruminal, da atividade muscular e, finalmente, da absorção solar e do calor do meio ambiente.

 

A dissipação do calor é função das condições ambientais externas, ocorrendo por condução, convecção, radiação e evaporação, manifestando-se fisiologicamente por fenômenos como variação de taxa respiratória; variação da taxa da sudorese; piloereção; variação das condições de alimentação e; alterações comportamentais.

 

O hipotálamo é a parte do cérebro com participação mais ativa no processamento das informações sensoriais e execução de respostas motoras, comportamentais, autônomas e hormonais. O hipotálamo tem função crucial no funcionamento da glândula pituitária (hipófise), sensação e regulação da temperatura corporal, regulação osmótica, sensações de fome, sede, dor e de certas emoções.

 

 

 

Bem-estar do Gado Leiteiro

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade