WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Entendendo o aleitamento de bezerros

O aleitamento de bezerros é uma das fases cruciais da criação de gado de leite

Bezerro mamando

O aleitamento de bezerros é uma das fases cruciais da criação de gado de leite. Entende-se por aleitamento as diferentes formas de fornecimento do leite aos bezerros, que pode ser classificado em dois grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural.

Sebastião Silva, autor do Livro Perguntas e Respostas sobre Gado de Leite, da Aprenda Fácil Editora, explica que “Enquanto durante o aleitamento artificial os bezerros são apartados da mãe logo após o nascimento e recebem dietas líquidas como leite, colostro excedente ou sucedâneo de leite, em balde, mamadeira ou biberão; no aleitamento natural os bezerros mamam na mãe.”.

Para que o aleitamento artificial seja adotado com sucesso, é necessário que as vacas “desçam o leite” sem a presença dos bezerros, condição comum em rebanhos puros com alto grau de sangue de raças especializadas para leite; a produção média diária de leite, por vaca, seja igual ou superior a 8kg; e as pessoas que tratam dos bezerros reconheçam a importância da higiene e, dessa forma, se preocupem com a limpeza dos baldes e demais utensílios.

Já o método de aleitamento natural deverá permanecer quando as vacas não “desçam o leite”, sem a presença dos bezerros, condição comum em rebanhos puros ou com alto grau de sangue de raças zebuínas e a produção média diária de leite, por vaca, for inferior a 8kg.

Nos dois tipos de aleitamento, o importante é:


- Fornecer colostro num prazo de 2 a 4 horas após o nascimento dos bezerros, pois esse leite, rico com anticorpos e imunoglobinas, é vital para eles. É normal deixar o bezerro com a vaca nas primeiras 24 horas, fazendo com que ele mame logo após o nascimento. Quando fornecido em baldes, deve ser oferecido o colostro integral, 5 a 6 kg/dia.


- Durante o aleitamento, o alimento natural dos bezerros é o leite integral, que, depois de duas semanas, pode ser substituído pelo colostro excedente ou por algum sucedâneo do leite, que, geralmente, é vendido em pó. Esse sucedâneo deve ser de boa qualidade e com preço menor que o do leite.


- Deve-se fornecer 4L/dia por animal em duas refeições diárias, durante as duas primeiras semanas de vida do bezerro. Depois desse período, uma vez ao dia.


- De forma a evitar distúrbios gastrointestinais, é preciso dar atenção à quantidade fornecida, à regularidade do horário e à boa limpeza de baldes e utensílios utilizados.


- Para garantir um bom ganho de peso, é importante realizar a desmama ou desaleitamento entre 45 a 60 dias, quando o bezerro estiver ingerindo 800 a 1000 g/dia de concentrado.


 

Conheça nossos Livros na Área Gado de Leite:
Perguntas e Respostas sobre Gado de Leite
Manual do Produtor de Leite
Leite de Qualidade

 

Fonte: Embrapa – Gado de leite – embrapa.br/gado-de-leite

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!