Custos de produção na pecuária de leite

Tecnologias no campo auxiliam o pecuarista a calcular os custos da produção leiteira

Produção leiteira se destaca no cenário pecuário por se tratar de uma atividade altamente viável e econômica.

A produção leiteira é uma das mais antigas atividades pecuárias, muito explorada e sempre em alta, devido à sua viabilidade econômica. No Brasil, nos últimos 30 anos, essa produção acompanhou de forma constante os passos do desenvolvimento, figurando entre os mais diversos indicadores de crescimento econômico.

 



A fórmula é simples. Basta haver o crescimento na economia do nosso país que é possível apontar o aumento do consumo e da produção de leite como um dos fatores para tal acontecimento. De uma forma ou de outra, a crescente escalada dos indicadores do PIB, que mede toda a riqueza brasileira, conta com a contribuição da atividade leiteira.

 


Os beneficiários dessa história são os próprios produtores rurais que dedicam seu capital, tempo e trabalho na pecuária de leite. Porém, apenas produzir sem um controle rígido da produção e sem tecnologia necessária para administrar os custos dela, é quase um desperdício de tempo, e até mesmo de dinheiro.

 


É compreensível que o produtor não se sinta motivado a calcular os custos de sua produção leiteira. Além de ser uma tarefa aparentemente difícil, embora necessária, faltam ferramentas específicas para a sua realização.

 


Segundo os professores Adilson de Paula Almeida Aguiar e Juliano Ricardo Resende “há alguns anos, conhecer os custos de produção era suficiente para um bom modelo de gestão financeira. As empresas sabiam os custos e calculavam os preços de venda, garantindo parte dos lucros que almejavam”.

 


Porém, completam os especialistas, “atualmente, os preços são formados pelo consumidor. O empresário deve gerir os custos de produção cujas características revelam um poder de concentração econômica”.

 


Novas tecnologias estimam o custo da atividade leiteira de forma a garantir maior lucro e competitividade aos produtores.

Mas, afinal, quais são os reais objetivos dos professores ao dizerem essas palavras? Na verdade, o que eles querem identificar são os indicadores técnicos e econômicos de custos e estimar o custo da atividade leiteira de forma a garantir maior lucro e competitividade aos produtores, ou seja, tornar o trabalho do pecuarista mais fácil, prazeroso e rentável.

 


Para isso, publicam pela Aprenda Fácil Editora, o livro “Pecuária de Leite – Custos de Produção e Análise Econômica” que traz uma análise dos indicadores econômicos da pecuária leiteira, as particularidades do sistema de produção de leite, além de uma série de estudos dos diferentes tipos de custos aplicáveis nesse ramo.

 


O livro traz, também, um CD-ROM que contém uma planilha em Excel para análise de custos da produção e o passo a passo para o preenchimento dela, que, associado aos conceitos técnicos apresentados, facilitará a interpretação dos resultados.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade