Aprenda a produzir leite com qualidade

Muitos detalhes passam despercebidos pelos produtores e podem afetar a qualidade do leite produzido por eles

Leite

O leite é um alimento fundamental e marca presença nas casas de quase todos os brasileiros, seja na sua forma “original”, seja em produtos derivados, como queijos e iogurtes. Fonte de cálcio, ainda auxilia na prevenção de doenças, como a osteoporose.

Porém, é preciso que o leite seja de qualidade. Lea Chapaval, autora do Livro Leite de Qualidade, da Aprenda Fácil Editora, afirma que “é impossível falarmos em qualidade do leite sem estudarmos todos os passos que envolvem a atividade, desde a produção do alimento das vacas até a distribuição do leite e derivados ao consumidor.”.

A partir da extração, é preciso estar atento a alguns detalhes, que são fundamentais na obtenção de um leite com alta qualidade microbiológica. Fique de olho nas nossas dicas:


Equipamento de ordenha


Todo o equipamento usado na ordenha deve estar limpo e sanitizado. Esse ponto é fundamental para a qualidade do leite, pois ele pode sofrer contaminação em qualquer equipamento do processo. Recomenda-se detergente alcalino clorado e detergente ácido para a desinfecção dos equipamentos, que são produtos específicos para isso e devem seguir a utilização recomendada pelo fabricante.  As partes de borracha do equipamento de ordenha também devem ser constantemente substituídas, pois apresentam rachaduras que podem abrigar bactérias.


Vacas


Devem ser ordenhadas com tetos limpos e secos. É importante fazer o teste da caneca de fundo preto para identificar vacas que apresentem mastite clínica. Depois, deve-se desinfetar os tetos antes da ordenha com cloro ou iodo. Esses detalhes ajudam na qualidade do leite e diminuem a contaminação por agentes ambientais.


Resfriamento


Após a ordenha, o leite deve ser imediatamente resfriado a 4°C na primeira ordenha e até 10°C na segunda. Esse resfriamento reduz o número de bactérias que causam alterações nas propriedades do leite.


Treinamento de ordenhadores


Os ordenadores estão diretamente ligados ao processo de produção do leite e trabalham com isso. Portanto, é válido treiná-los para garantir a qualidade do leite coletado e manejado por eles.

 

Conheça nosso Livro na Área de Pecuária de Leite:

Leite de Qualidade

 

Fonte: Milk Point – milkpoint.com.br

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Leite de Qualidade

Livro

Leite de Qualidade

R$ 41,00 à vista ou em até 10x de R$ 4,10 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade