Alimentação de novilhas

Alimentar adequadamente as novilhas tem sido um desafio para os criadores

Novilha leiteira

A adequada alimentação de novilhas leiteiras da desmama aos vinte e quatro meses de idade é frequentemente um desafio nas fazendas leiteiras. A nutrição inadequada desses animais leva a um baixo crescimento e a um peso inadequado na idade desejada para a cobertura. Como resultado, as novilhas tendem a parir acima dos 24 meses de idade e produzem consideravelmente menos leite durante sua vida produtiva do que novilhas bem alimentadas e desenvolvidas.

José Carlos Peixoto Modesto da Silva, Cristina Mattos Veloso, Marcos Inácio Marcondes e José Mauricio de Souza Campos, autores do Livro Manejo de Novilhas Leiteiras, da Aprenda Fácil Editora, dividem em três estágios a alimentação de novilhas: dos 60 aos 180 dias de vida, seis meses a um ano e de um ano até a cobertura.

Informam ainda que “de maneira geral, o ideal é que a primeira cobertura seja feita quando a novilha alcançar peso de 340 a 360 kg, para raças grandes; de 275 a 310 kg para raças médias e 225 a 260 kg para raças pequenas. Independente da raça, devem estar com mais de 80% do seu peso adulto na hora do parto.”.


60 a 180 dias


Bezerras após a desmama encontram-se com capacidade de digestão da matéria seca limitada, impossibilitando o aproveitamento de grandes quantidades de fibra, contidas nas forragens, principalmente se a forragem não for de boa qualidade. Por isso, recomenda-se fornecer volumosos com baixo nível de fibra.


Seis meses a um ano


A partir do sétimo mês de idade, os animais já apresentam maior capacidade de ingestão e de digestão da fibra, além das exigências em proteína bruta serem menores, isso permite maior inclusão de forragem na dieta e diminuição do concentrado para 1,0 kg por animal/dia até os 12 meses.


Um ano até a cobertura


Pastos de excelente qualidade e bem manejados podem suprir os nutrientes para o crescimento das novilhas durante o período das águas, desde que uma mistura mineral esteja sempre à disposição. A suplementação volumosa na seca pode ser feita com forragens verdes picadas, cana-de-açúcar adicionada de 1% de ureia, silagens ou fenos. Para o fornecimento de volumosos em cochos, é necessário minimizar a competição por alimento entre os animais manejados em grupos e, para isso, é importante propiciar aos animais área suficiente de cocho, permitindo que todos tenham chance de se alimentar.



Conheça nosso Livro Manejo de Novilhas Leiteiras


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Manejo de Novilhas Leiteiras

Livro

Manejo de Novilhas Leiteiras

R$ 47,00 à vista ou em até 10x de R$ 4,70 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade