WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

A HISTÓRIA DA RAÇA GIR

GADO LEITEIRO DE ORIGEM INDIANA CONQUISTA PRODUTORES BRASILEIROS

A raça Gir teve origem na Índia, ao sum da península de Kathiawar.

A raça Gir é originária da Índia, e segundo sugestões da literatura sagrada hinduísta, talvez seja a raça zebuína mais antiga do planeta. Morfologicamente, sua antiguidade também se manifesta pela conformação craniana, pois trata-se da única raça bovina com chifres voltados para baixo e para trás, e de crânio ultra-convexo, no mundo. Embora ainda existam bubalinos e ovinos de chifres voltados para baixo e para trás, na própria região do Kathiavar, na Índia, conclui-se que o Gir é o único bovino que deve ter tido um ancestral comum com essas subespécies, há milhares de anos atrás.

 

A raça chegou ao Brasil desde 1911, mas foi no final da primeira Guerra Mundial que, de fato se estabeleceu. Mesmo recebendo a alcunha de “boi de pagode”, a raça Gir obteve um formidável crescimento no país, influenciando a grande maioria das propriedades pecuárias do país.A raça Gir foi introduzida e criada no Brasil para a produção de carne. Graças à seleção efetuada por criadores e pesquisadores, tem-se hoje uma raça de dupla aptidão: carne e leite. Deste modo, através de um processo de seleção para as características produtivas do Gir, acabou-se por modelar dois tipos distintos na raça, separando-o no sentido mais próximo do ideal para o Gir carne ou Gir leite. O que quero dizer é que o Gir não formou variedades diferentes na raça, mas sim aptidões de produção desiguais.

 

No entanto, a raça também possui características não-desejáveis da raça, que são: cabeça excessivamente pesada e assimétrica. Prognatismo. Chanfro com depressão convexa ou com desvios. Chifres excessivamente grossos, móveis, retos ou dirigidos para baixo, ou com predominância da cor branca. Cauda com inserção muito alta, e vassoura branca nos animais de pelagem com predominância avermelhada ou amarela. O que é importante perceber, é que os criadores de Gir leiteiro dão ênfase na seleção para o leite, enquanto que para o Gir de corte está para as características raciais. Outro grande fator que deve ser levado em consideração é o grande número de selecionadores da raça Gir existentes no Brasil, possibilitando a aquisição de material genético, ou mesmo de animais já testados com bom desempenho na produção de leite.
 
 
  Fonte: Raças de Gado Leiteiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

PAULO ROBERTO VIEIRA DA COSTA

30 de ago de 2022

Quero saber mais sobre a raça gir.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

12 de dez de 2022

Olá, Paulo! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço! 

Equipe CPT.

Paulo Roberto Vieira da Costa

25 de jun de 2020

Gostei. Sou fã e admirador da raça Gir.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

25 de jun de 2020

Olá,Paulo Roberto 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!