WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Livro AFE Atualizado: Reprodução e Melhoramento Genético

A reprodução e o melhoramento genético influenciam diretamente nos lucros dos pecuaristas

Melhoramento genético na pecuária de corte

A pecuária de corte é uma atividade que cresceu muito ao longo dos anos. Com um mercado que está a todo vapor, cabe aos produtores garantir que seus animais apresentem as melhores características possíveis para obterem lucros expressivos com a venda deles. Um dos fatores que impacta o resultado da pecuária de corte é a seleção de reprodutores, que promovem o melhoramento genético do rebanho.

Em um rebanho de bovinos de corte, os reprodutores são os responsáveis pelo progresso genético dos animais. A seleção de um bom reprodutor irá influenciar diretamente no melhoramento genético e nos índices reprodutivos do rebanho. Antes é preciso fazer uma avaliação do animal, observando algumas características.

O ganho de peso na desmama e ao sobreano, a habilidade maternal, a precocidade sexual, o acabamento, a qualidade e o rendimento da carcaça, entre outras, são características que devem ser observadas na hora de selecionar um reprodutor, de forma a garantir a melhor genética para o rebanho.

Reprodutores que possuam um bom temperamento contribuirão, também, para um incremento dos números de um rebanho, pois são mais fáceis de manejar no curral. Com isso, a taxa de fertilidade das fêmea, o consumo e a conversão aumentam, enquanto o tempo de adaptação nos confinamentos diminui.

Ainda há, também, algumas características fenotípicas, que interferem diretamente na produção econômica da pecuária, cabendo ao produtor estar atento a elas. Animais que possuem bons aprumos, com correção de umbigo, com comprimento e largura de lombo, garupa ampla, larga e boa cobertura muscular, produzem efeito direto no negócio como um todo.

Sylvio Lazzarini reúne em seu Livro Reprodução e Melhoramento Genético, que foi atualizado, as melhores práticas reprodutivas, que garantem a máxima produção de bezerros e o melhoramento genético do rebanho. Ainda, elenca os principais fatores para a reprodução natural e artificial, bem como os critérios para a escolha e seleção de animais, assegurando, assim, o êxito dos objetivos esperados e o sucesso da pecuária de corte.

Este livro é o 6º volume da coleção Lucrando com a Pecuária de Corte, o autor, Sylvio Lazzarini, e os coautores, mantêm a linguagem simples e didática dos demais livros, esmerando-se para a qualidade informativa e técnica que o tema exige.

Confira agora nosso Livro Atualizado Reprodução e Melhoramento Genético
Fonte: Compre Rural – comprerural.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!