WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

3ª edição atualizada do Livro AFE Estratégias para a Entressafra

A entressafra pode se tornar positiva para o produtor, caso ele disponha de algumas estratégias

Entressafra do boi

Na estação da seca, os bovinos engordados a pasto costumam apresentar pouco ganho de peso. O manejo adequado, uso de espécies forrageiras resistentes à seca, a adubação e a irrigação seriam estratégias eficazes para evitar esse prejuízo, porém, seriam incapazes de produzir os mesmos resultados obtidos na estação das águas e trariam mais gastos ao pecuarista.

Nas condições brasileiras, entre agosto e novembro, a quantidade de animais prontos para o abate diminui e, como consequência, os preços da carne sobem. O período, conhecido como a entressafra do boi, pode, e deve, ser utilizado a favor do pecuarista, isso porque nesse período, os animais costumam ganhar pouco ou até perder peso, por conta da baixa produção das pastagens.

O pecuarista que deseja manter os ganhos durante esse período, precisa investir em uma alimentação mais equilibrada e nutritiva do que aquela que ele recebe durante o pastejo na época seca. Nessa época, o confinamento pode ser uma alternativa totalmente positiva para o produtor e para os animais.

Para que a terminação de bovinos na entressafra seja positiva, ela está diretamente ligada a alguns fatores, quais sejam: custo das instalações, preço dos animais a confinar, custo da alimentação, desempenho dos animais e preço do boi gordo.

Na terceira edição do Livro Estratégias para a Entressafra, da coleção Lucrando com a Pecuária de Corte, Sylvio Lazzarini e os Coautores tratam exatamente dos engenhosos sistemas de produção e das estratégias comerciais apropriadas para a condução do negócio pecuário, que permitem tirar proveito, com eficiência, dos recursos disponíveis na entressafra. Dessa forma, o pecuarista aumenta a sua receita, a indústria frigorífica estabiliza o seu potencial de abate e o comércio regulariza o fornecimento de carne bovina com qualidade durante todo o ano, beneficiando toda a cadeia produtiva e, claro, os consumidores.

Efetivamente, também graças à adoção dessas estratégias comprovadamente eficazes, impulsiona-se a efetiva melhora de todos os índices que medem a produtividade do rebanho bovino brasileiro.

Diante disso, esse livro se torna essencial para estudantes de zootecnia, profissionais que trabalham com pecuária de corte e, principalmente, para o pecuarista ousado e destemido que, mesmo diante dos obstáculos de clima e outras intempéries, está sempre buscando novas alternativas para superá-los.

Confira agora nosso Livro Atualizado Estratégias para a Entressafra
Fonte: Embrapa – Gado de Corte – old.cnpgc.embrapa.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!