WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Quando é mais vantajoso vender o gado de corte?

Para vender o gado de corte, é preciso acompanhar o mercado e ver a sazonalidade do custo de produção

Quando é mais vantajoso vender o gado de corte

“A pecuária de corte passa por bons momentos, o que garante ao pecuarista brasileiro maior produtividade e rentabilidade do negócio. Ainda assim, é preciso seguir algumas estratégias para reduzir riscos, principalmente em relação à sazonalidade de preços, que influencia tanto na compra de insumos como na venda do gado”, afirma Sylvio Lazzarini, autor do Livro Estratégias para a Entressafra da Aprenda Fácil Editora.

O mês de maio apresenta preços da arroba menores


Se considerarmos a média de preços do boi gordo (IGP-DI de set/2017), o mês de maio apresenta valores da arroba menores (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA-Esalq/USP.). Segundo indicadores do CEPEA, a variação de preços fica entre 7,49% e 7,60% em locais como Araçatuba e São José do Rio Preto, por exemplo. Já os indicadores da ESALQ/BM&FBovespa estabelecem uma variação de 7,67.

Cerca de 90% dos bovinos de corte são terminados a pasto


Ao fim da estação das águas, o número de bovinos prontos para abate é maior. Segundo o Cepea, na pecuária de corte brasileira, cerca de 90% dos animais são terminados a pasto. Além disso, a partir de maio, a oferta começa a cair - ao mesmo tempo que o índice de sazonalidade sobe. A partir de setembro, com a chegada das chuvas, o número de bois gordos a pasto aumenta. Já a partir de novembro começa a cair novamente.

Oferta de grãos para terminação intensiva


Por tais motivos, é indispensável ao pecuarista de corte observar o índice de sazonalidade continuamente. Outro fator importante é a oferta de grãos para terminação intensiva – durante a seca, ela é maior. De acordo com estudos, quanto maior a oferta de grãos, maior o volume de gado confinado. Consequentemente, a diferença entre o volume ofertado na safra e na entressafra é reduzida de forma significativa.

Mercado e sazonalidade do custo de produção


O criador de gado de corte deve acompanhar o mercado, para entender melhor como os preços se comportam. Afinal, o resultado do preço de venda do gado de corte não é determinado apenas pela rentabilidade do negócio. Sendo assim, é impreterível realizar um bom planejamento para a venda e avaliar a sazonalidade do custo de produção. Da mesma forma, é preciso intensificar a produção, para que o fluxo de caixa gire mais rápido.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Pecuária de Corte.

Fonte: dsm.com

Por Andréa Oliveira.

 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!