“A pecuária de corte passa por bons momentos, o que garante ao pecuarista brasileiro maior produtividade e rentabilidade do negócio. Ainda assim, é preciso seguir algumas estratégias para reduzir riscos, principalmente em relação à sazonalidade de preços, que influencia tanto na compra de insumos como na venda do gado”, afirma Sylvio Lazzarini, autor do Livro Estratégias para a Entressafra da Aprenda Fácil Editora.
O mês de maio apresenta preços da arroba menores
Se considerarmos a média de preços do boi gordo (IGP-DI de set/2017), o mês de maio apresenta valores da arroba menores (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA-Esalq/USP.). Segundo indicadores do CEPEA, a variação de preços fica entre 7,49% e 7,60% em locais como Araçatuba e São José do Rio Preto, por exemplo. Já os indicadores da ESALQ/BM&FBovespa estabelecem uma variação de 7,67.
Cerca de 90% dos bovinos de corte são terminados a pasto
Ao fim da estação das águas, o número de bovinos prontos para abate é maior. Segundo o Cepea, na pecuária de corte brasileira, cerca de 90% dos animais são terminados a pasto. Além disso, a partir de maio, a oferta começa a cair - ao mesmo tempo que o índice de sazonalidade sobe. A partir de setembro, com a chegada das chuvas, o número de bois gordos a pasto aumenta. Já a partir de novembro começa a cair novamente.
Oferta de grãos para terminação intensiva
Por tais motivos, é indispensável ao pecuarista de corte observar o índice de sazonalidade continuamente. Outro fator importante é a oferta de grãos para terminação intensiva – durante a seca, ela é maior. De acordo com estudos, quanto maior a oferta de grãos, maior o volume de gado confinado. Consequentemente, a diferença entre o volume ofertado na safra e na entressafra é reduzida de forma significativa.
Mercado e sazonalidade do custo de produção
O criador de gado de corte deve acompanhar o mercado, para entender melhor como os preços se comportam. Afinal, o resultado do preço de venda do gado de corte não é determinado apenas pela rentabilidade do negócio. Sendo assim, é impreterível realizar um bom planejamento para a venda e avaliar a sazonalidade do custo de produção. Da mesma forma, é preciso intensificar a produção, para que o fluxo de caixa gire mais rápido.
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Fonte: dsm.com
Por Andréa Oliveira.