WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Pecuária de corte: quais as principais raças criadas no Brasil?

No quesito adaptabilidade ao território brasileiro, há diversas raças de bovinos de corte que apresentam bons resultados aos pecuaristas

Bovino - imagem meramente ilustrativa

Sylvio Lazzarini, autor do Livro AFE Engorda a Pasto na Pecuária de Corte, ressalta que a pecuária de corte é uma das atividades mais importantes para o nosso país. Dados mostram que nosso país, junto a outros importantes, como Estados Unidos e China, concentra 90% de todo o rebanho mundial de bovinos.

Ainda, é possível apontar que os números seguem sendo favoráveis ao Brasil, um dos maiores produtores e fornecedores de carne bovina do mundo. Com o ritmo crescente da pecuária de corte, ainda é possível afirmar que, em um futuro próximo, talvez possamos ser o grande protagonista dessa categoria.

Para isso, é necessário que os produtores acertem em todos os detalhes da sua criação, por mínimos que pareçam ser – e, de fato, não há detalhe mínimo. Nesse contexto, o primeiro passo consiste na escolha da melhor raça. Então, que tal conhecer as principais raças de gado de corte com adaptabilidade ao território brasileiro?

Angus

A raça Angus possui destaque e prestígio em todo o mundo, sendo comercializada como uma carne refinada, haja vista a grande qualidade que possui. Esse produto é caracterizado por boa habilidade para o marmoreio e cobertura de gordura espessa e uniforme. Voltando a falar sobre a raça, a alta fertilidade, a precocidade e a facilidade de parto são fatores que se unem aos anteriores para atestar a relevância que ela possui na pecuária de corte.

Nelore

A raça de bovinos de corte mais popular no Brasil é a Nelore, dominando mais de três quartos de todo o rebanho nacional. Essa raça é destinada exclusivamente ao corte, com animais que atingem bom desenvolvimento e que são grandes. É rústica e consegue se adaptar bem às regiões mais quentes, possuindo pelagem mais espessa e, consequentemente, maior resistência a parasitas.

Brahman

A partir do cruzamento de raças zebuínas nos EUA, surgiu o bovino Brahman, numa tentativa de melhoramento genético dos animais. Como resultado, obteve-se um animal que teve como herança boa qualidade da carne, precocidade dos bezerros e fácil adaptação ao clima tropical brasileiro. Ainda, são bons reprodutores e possuem produção de carne considerável.

Brangus

Outra raça obtida a partir de cruzamentos, pelo nome já é possível prever quais as duas raças que dão origem aos bovinos Brangus: a Brahman e a Angus. O grande objetivo com esse cruzamento era obter animais ainda mais rústicos e menos vulneráveis ao ataque de parasitas. Além de apresentarem precocidade sexual, despertam o interesse dos criadores por também possuir um acabamento de carcaça excelente.

Senepol

Ainda que o bovino senepol tenha sido introduzido aqui no Brasil mais recentemente, nós já somos considerados referência no melhoramento genético dessa raça. Suas principais vantagens para a criação são o crescimento acelerado, o ciclo curto de engorda e a excepcional conversão alimentar. Também, seus bezerros apresentam maior peso ao desmame e são comercializados por valores acima da média do mercado.

Hereford

De origem inglesa, a raça Hereford é popular em quase todo o mundo, sendo reconhecida como uma raça “básica”. O porte dos animais é grande e a estrutura muscular chama a atenção, o que transmite uma imagem de um animal imponente, ao mesmo passo em que são mochos e dóceis.

Caracu

Uma das raças presentes há anos no território brasileiro, a Caracu foi transformada em um animal rústico pela seleção natural, haja vista que foi criada em condições nada favoráveis. Resiste ao caso e a parasitas, sendo a raça com maior adaptabilidade ao nosso clima. Mais além, possui dupla aptidão e é utilizada em cruzamentos com outras raças para a obtenção de animais mais rústicos.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Corte:

Engorda a Pasto na Pecuária de Corte
Reprodução e Melhoramento Genético na Pecuária de Corte
Cria e Recria na Pecuária de Corte

Fonte: Nutrição e Saúde Animal By Vaccinar – nutricaoesaudeanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!