WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Métodos de contenção de bovinos de corte

Ao conter os bovinos, deve-se tomar cuidado para evitar que o animal se machuque

Bovino - imagem ilustrativa

Sylvio Lazzarini, um dos autores do Livro AFE Confinamento de Bovinos Na Pecuária de Corte, destaca que os bovinocultores devem estar atentos a tudo o que envolve a criação de bovinos de corte, como os aspectos gerais da nutrição e do manejo da alimentação dos bovinos, o dimensionamento e a funcionalidade das instalações e o planejamento da criação, entre outros.

Em todas as criações, a prática da contenção dos animais é muito comum e, em muitos casos, diária. As diversas técnicas são empregadas para que os bovinos fiquem contidos ou imobilizados, total ou parcialmente. Basicamente, consiste na derrubada do animal para que se empregue algum tipo de imobilização.

A contenção se justifica, dentre outras finalidades, para a realização de exames, para a aplicação de medicamentos e até mesmo para o abate. É necessário saber que os bovinos são animais grandes e que a missão de conter esses animais pode ser quase impossível em muitas oportunidades.

Com animais menores, a contenção é facilitada, mas não deixa de exigir conhecimento do criador. Em casos de realização de exames mais detalhados, em que o animal deve ficar em pé, a contenção se torna mais simples também, opondo-se a situações que exigem do animal uma postura específica.

Os bovinos leiteiros costumam “aceitar” a contenção mais facilmente, por serem mais dóceis. Contudo, esse método deve ser empregado apenas par que se realize a tarefa pretendida com o animal não para machucá-lo ou para puni-lo.

Há métodos que utilizam coras, guias, esteios, cercas, piquetes, por exemplo. A adoção da melhor técnica deve partir do criador, do funcionário ou da pessoa responsável – todos devem ter conhecimento das técnicas – pela contenção, de acordo com as necessidades.

A seguir, apresentamos, em caráter informativo, algumas das principais técnicas para a contenção de bovinos de corte:

Utilização de brete

A forma de contenção dos bovinos mais popular e utilizada é a utilização do brete, que deve ser bem construído e apresentar características específicas para que o animal seja contido corretamente, como ausência de pontas ou laterais cortantes e presença de uma tesoura na parte frontal para fixar o animal pela cabeça.

Cabresto

Para animais mais calmos e dóceis, utiliza-se o cabresto para conduzi-los em procedimentos mais simples. Nesse sentido, esse “acessório” também pode ser associado com outros métodos de contenção.

Formigão

O formigão é um método que causa certo desconforto nos animais até que “aprendam” como ele funciona. Basicamente, introduz-se suas pontas em uma narina dos bovinos, pressionando-as. Caso o animal tente resistir, pressiona-se mais; caso fique calmo, a pressão é aliviada.

Peia

Para evitar que os animais se movimentem ou que desfiram coices, utiliza-se a peia, isto é, método que faz uso de uma corda para a mobilização dos membros posteriores. Esse método é “simples” para os animais, pois os bovinos não costumam apresentar muita resistência à manipulação do homem.

Animal deitado

O animal deitado, como mencionado acima, é muito mais fácil de ser imobilizado. Entretanto, é necessário cuidado na hora de derrubá-los para evitar contusões, por exemplo. Há vários métodos eficientes para a derrubada, como o da corda cruzada.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Corte:

Confinamento de Bovinos na Pecuária de Corte
Cria e Recria na Pecuária de Corte
Estratégias para a Entressafra na Pecuária de Corte

Fontes: Rural News – ruralnews.com.br
Cursos CPT – cpt.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!