WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Distúrbios nutricionais de rebanho de corte a pasto

Alguns distúrbios nutricionais do gado a pasto podem provocar a morte do animal

Gado de corte pastando

O rebanho de corte, quando está a pasto, está sujeito a vários distúrbios nutricionais. Esses distúrbios ocorrem na presença de agentes patogênicos ou tóxicos nas forragens e no ambiente, agravados muitas vezes pela baixa disponibilidade de nutrientes nas pastagens ou pela mineralização insuficiente.

Sylvio Lazzarini Neto, em seu Livro Saúde de Rebanho de Corte, da Aprenda Fácil Editora, afirma que “o principal fator para a manutenção da saúde é o manejo correto da alimentação e do próprio rebanho; enfim, é a atenção constante orientada para os animais do setor produtivo. Na falta de alguns desses cuidados ou mesmo por problemas ambientais e regionais, principalmente no sistema de produção a pasto, certas parasitoses, doenças e distúrbios podem manifestar-se nos rebanho de corte.”.

Dentre os distúrbios nutricionais a pasto, destacam-se a fotossensibilzação, o botulismo, a intoxicação em pastos de tanner grass, em pastos de setária e intoxicação por samambaia:


Fotossensibilzação

É um distúrbio observado, geralmente, em pastagens de Brachiaria decumbens e em animais jovens. Ocorre pela ingestão de certos agentes que passam pelo fígado sem causar danos e vão para a corrente circulatória periférica, onde recebem luz solar, provocando a sensibilização. Provocam vermelhidão na barriga, na barbela e na região posterior das coxas, além de comportamento irrequieto do animal e lesões nos rins e fígado.


Botulismo

É um distúrbio decorrente da intoxicação causada por toxinas pré-formadas por um microrganismo anaeróbico chamado Clostridium botulinum, que se desenvolve em organismos em estado de decomposição. Sintoma característico dessa doença é a paralisia motora progressiva, que geralmente é fatal, mesmo sem o desenvolvimento de lesões. Além disso, ocorre fraqueza muscular, incapacidade de mastigação e deglutição e, finalmente, prostração.


Intoxicação por tanner grass (braquiária-do-brejo)

O tanner grass está entre as pastagens na quais o nitrogênio se encontra sob formas tóxicas aos bovinos e não degradáveis pelo seu organismo. Ocasionam fezes pastosas, urina escura, baba, não coordenação motora, mucosa pálida e prostração. Em casos mais graves, pode sobrevir a morte do animal, na fase aguda.


Intoxicação por setária

As setárias apresentam níveis elevados de oxalatos, que, quando excessivos, imobilizam o cálcio, causando deficiência deste mineral nos animais. O sintoma típico dessa intoxicação é o popular “cara inchada”. Como o próprio nome diz, o animal fica com a face bastante inflamada.


Intoxicação por samambaia

As samambaias são plantas com substâncias tóxicas aos bovinos. Podem provocar um distúrbio chamado de hematúria enzoótica. É uma afecção do sistema urinário, cujo sintoma principal como sugere o nome, é a presença de sangue na urina, às vezes com coágulos. O animal acometido por essa doença apresenta anemia hemorrágica grave e se debilita, podendo morrer em uma ou duas semanas. Pode apresentar também definhamento progressivo, por hematúria persistente. Em alguns casos, pode haver retenção urinária, com ruptura de bexiga.


 

Confira nossos Livros na Área de Pecuária de Corte:

Saúde de Rebanho de Corte
Reprodução e Melhoramento Genético
Perguntas e Respostas sobre Confinamento de Bovinos de Corte

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!