Herlon Meneguelli, um dos autores do Livro AFE Cria e Recria – Na Pecuária de Corte, destaca que a pecuária de corte brasileira, em sua evolução histórica, passou por um longo processo de segmentação e, devido a razões econômicas, políticas e geopolíticas se dividiu em segmentos e consolidou-se como uma das atividades mais importantes para o cenário mundial.
Nesse contexto, o investimento na criação de gado de corte passou a ser considerado quase certeiro, dada a expressividade da pecuária em nosso país. No entanto, por conta da grande exigência por produtos de qualidade na pecuária de corte, o início da criação precisa ser muito bem planejado pra que não produza prejuízos aos criadores.
Tudo o que envolve a criação dos bovinos requer detalhamento e, ainda que pareçam simples, atitudes como escolher a raça e definir o que será servido no cocho significam muito para o sucesso da atividade. Portanto, apresenta-se algumas informações que te ajudarão a iniciar uma exitosa criação de gado de corte:
Investimento
A princípio, não dá para falar em iniciar uma criação sem pensar no investimento. Além dos animais, o criador deverá construir currais, cochos e bebedouros, adquirir rações, suplementos, vacinas e medicamentos, formar pastagem de boa qualidade e conseguir mão de obra especializada.
Como os custos costumam ser elevados, há a possibilidade de recorrer a créditos rurais, um financiamento que torna mais viável iniciar a criação. Vale a pena pesquisar em diversos bancos, em instituições financeiras e em empresas que sejam especializadas em crédito rural antes de contratar um.
A propriedade
A escolha da propriedade ideal é outro passo que tem que ser bem pensado, pois o ideal é que ela possua uma estrutura física adequada para receber a pecuária. É válido lembrar que a busca pelo local adequado não é tarefa simples e, antes de qualquer coisa, é necessário conferir a documentação e visitar as instalações antes de fechar o negócio.
A raça
Dentre as várias raças de bovinos de corte adaptadas ao clima brasileiro, é necessário avaliar aquela que proporcione bom custo benefício. A nelore é a mais popular no Brasil, responsável pela maior parte de toda a criação nacional e detentora de um rendimento considerado excelente. Além dela, há a Angus, a Brahman e a Brangus, assim como outras.
Corte ou leite?
A definição do tipo de criação também possui grande importância nos resultados dela. Hoje, felizmente, há demanda tanto para a carcaça, quanto para o leite. A escolha por um tipo ou outro precisa ser condicionada às exigências do mercado local. Para a criação de leite, por exemplo, além das estruturas básicas, também se faz necessário dispor de uma sala para a ordenha.
Mão de obra
Todos os passos e processos que envolvem o manejo do gado de corte têm que ser executados por pessoas que sejam capacitadas. Criar gado sozinho é uma tarefa praticamente impossível e, com o auxílio de uma equipe, essa missão se torna mais fácil. O treinamento de toda a equipe também se configura como crucial para a rotina da propriedade.
Sistema de produção
Pasto, semiconfinamento e confinamento são os três sistemas que podem ser executados na pecuária. Se diferenciam em relação ao manejo e, ainda, em relação às vantagens e desvantagens que cada um oferece. A criação a pasto é a mais comum no nosso território, mas, em algumas localidades, os outros tipos podem ser mais vantajosos.
Atualização
Atualmente, a crescente modernização do mundo e os constantes avanços tecnológicos têm impulsionado a pecuária no mundo todo. Devido a esse fator, o produtor precisa estar sempre atualizado para desempenhar a atividade, garantindo a qualidade do seu produto e prezando pela eficiência da sua criação.
Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Corte:
Cria e Recria na Pecuária de Corte
Saúde de Rebanhos – Na Pecuária de Corte
Estratégias para a Entressafra na Pecuária de Corte
Fonte: Boi Saúde – Pecuária Inteligente – dicas.boisaude.com.br
por Renato Rodrigues