WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como conservar a silagem de grão úmido

O uso de silagem de grãos úmidos é uma das melhores alternativas para a utilização do cereal na alimentação animal

Grãos

No Brasil, o milho tem papel importante na alimentação animal. Além dele, grãos como sorgo e cevada também são usados como fonte de energia. O milho pode ser usado de diferentes maneiras, como silagem, grão inteiro, moído, floculado, entre outros.

Sylvio Lazzarini, autor do Livro Estratégias para a Entressafra, da Aprenda Fácil Editora, destaca a importância dos cereais para a alimentação animal, ressaltando que eles são muito utilizados na criação de bovinos e que promovem diversos benefícios aos animais.

O uso de silagem de grãos úmidos é uma das melhores alternativas para a utilização do cereal na alimentação animal, sendo muito utilizada no setor produtivo visto que auxilia na conservação do milho e reduz os custos com alimentação de criações de suínos e bovinos leiteiros. A tecnologia é descrita desde a década de 70 e é utilizada por muitos confinadores nos Estados Unidos. A silagem de grãos úmidos de cereais foi introduzida no Brasil a partir de 1981 por criadores de suínos, sendo em seguida utilizada para a alimentação de bovinos de leite e de corte.

A silagem de grãos úmidos de milho consiste na conservação do milho grão, seja moído ou inteiro, com umidade entre 35 e 45% pela fermentação e redução do pH.

Vantagens da silagem de grãos


Com a silagem de grãos, é possível antecipar a colheita, liberando a terra para outras culturas. Além disso, é possível utilizar um sistema de armazenamento mais simples e econômico, evitando o ataque de roedores e carunchos nos grãos, diminuindo as perdas da produção. Conserva-se, também, o valor nutritivo por um maior período de tempo.

O armazenamento de grãos de milho sob a forma de silagem também promove alterações físico-químicas nas moléculas do amido, o que facilita a digestão do cereal pelos animais e possibilita seu maior aproveitamento pelos ruminantes. O uso de silagem de grãos úmidos de milho melhora, assim, a eficiência alimentar.

O processo de silagem dos grãos de milho surte efeitos também no ambiente rumenal, melhorando a digestão dos animais por reduzir a relação de acetado/propionato em lactação e elevar a concentração de ácidos graxos voláteis do rúmen.

No que diz respeito à composição do leite dos bovinos leiteiros, estudos apontam que vacas alimentadas com silagem de grãos úmidos de milho produziram 4,6% a mais de leite que as vacas que receberam grãos secos de milho na dieta. Além disso, também houve maior produção de proteína pelas vacas que receberam silagem de grãos úmidos de milho.

Outra pesquisa, realizada com vacas holandesas, registrou uma produção de 2 quilogramas por dia de leite a mais para vacas que receberam silagem de grãos de milho na dieta em relação às que receberam grãos secos. O teor de proteína e de gordura no leite também foram maiores.

A melhor digestividade do amido reflete na elevação da produção de leite, de proteína microbiana no rúmen e também melhora a utilização de nitrogênio pela vaca, promovendo maior suprimento de energia para o animal.

Assim, além de melhorar a produtividade animal, essa tecnologia pode contribuir para solucionar graves problemas de armazenagem de grãos nas fazendas.


Confira nossos Livros da Área Pecuária de Corte:


Estratégias para a Entressafra
Reprodução e Melhoramento Genético
Manejo de Pastagens


Fonte: Rehagro Blog – rehagro.com.br
por Renato Rodrigues 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!