A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

A importância dos minerais para os bovinos

A quantidade ideal de minerais a ser suplementada na dieta dos bovinos depende de inúmeros fatores

A importância dos minerais para os bovinos

Tanto os macro como os microminerais são muito importantes para o metabolismo dos bovinos de corte e de leite. No grupo dos macrominerais, temos: sódio, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, cloro e enxofre. Já no dos microminerais, destacamos: ferro, manganês, iodo, zinco, cobre, selênio, cobalto e molibdênio.

Entretanto, “a quantidade ideal de minerais a ser suplementada na dieta dos bovinos depende de inúmeros fatores, como idade, raça, nível de produção, entre outros”, afirmam Fernando Iván Londoño Hernández, Antônio Bento Mâncio e Aloízio Soares Ferreira, autores do Livro Suplementação Mineral para Gado de Corte - Novas Estratégias da Aprenda Fácil Editora.

MACROMINERAIS

Cálcio


O cálcio auxilia na formação dos ossos e na coagulação do sangue. No caso de vacas em lactação, o cálcio deve ser o dobro do que é exigido a bovinos não lactantes. Já para vacas gestantes, a quantidade de cálcio deve ser maior, principalmente, nas últimas semanas de lactação, auge da calcificação dos ossos do feto.

Magnésio e potássio


O magnésio é absorvido facilmente pelo rúmen do bovino. Entretanto, se o pH do rúmen estiver acima de 6.5, o potencial de absorção é reduzido. E a causa pode ser a “tetania das pastagens”. Em relação ao potássio, sua ministração não apresenta problemas, pois ocorre de forma equilibrada na dieta.

Fósforo


O fósforo apresenta inúmeros benefícios ao organismo dos bovinos. Entretanto, deve ser ministrado na medida certa, pois é um dos macronutrientes mais caros. Quando o bovino apresenta deficiência em fósforo, seu desempenho reprodutivo é afetado. Em alguns casos, o déficit desse mineral pode causar infertilidade.

Sódio e Cloro


O NaCL (cloreto de sódio) adicionado à dieta dos bovinos supre as necessidades do animal. Entretanto, é preciso cautela ao ministrar esse mineral no verão. Nessa época do ano, se a porcentagem de NaCl for aumentada, pode haver estresse térmico no animal. Já p aumento de cloro da dieta pode resultar em queda na ingestão de matéria seca pelo bovino.
Enxofre

As vitaminas do complexo B, como biotina e tiamina, são constituídas de enxofre. Como ambas não podem ser sintetizados pelas células dos bovinos, devem ser adicionadas à dieta, como suplementos, para serem absorvidas no rúmen.

MICROMINERAIS

Selênio, zinco e cobre


Os microminerais selênio, zinco e cobre devem ser ministrados acima do requerido, para serem adequadamente sintetizados pelo organismo do bovino. Esses minerais são muito importantes, pois reduzem as células somáticas, auxiliam a produção de queratina nos tetos da vaca e fortalecem o casco dos bovinos.

Cobalto


A vitamina B12 é constituída de cobalto. Quando o cobalto é adicionado à dieta, os microrganismos presentes no rúmen sintetizam facilmente essa vitamina. Quando deficiente, o cobalto causa degeneração no fígado, problemas imunológicos e no crescimento, além de perda de peso.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Alimentação Animal.

Leia o artigo "Importância da mineralização de bovinos".

Fonte: rehagro.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Roberto Rangel

23 de mar de 2021

Gostei da matéria!

Resposta da Aprenda Fácil Editora

23 de mar de 2021

Olá, Roberto 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprofundamento na área.

Atenciosamente,

Erika

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade