A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS E MINERAIS NA ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS

DISTÚRBIOS CARENCIAIS PODEM CAUSAR DE VÁRIOS PROBLEMAS ATÉ A MORTE.

carência de minerais e vitaminas podem causar várias doenças e até a morte do animal.

Os problemas decorrentes das carências de minerais podem ser de duas naturezas: zootécnicos e clínicos. Frequentemente, ambos podem estar presentes. Um exame clínico detalhado deve ser feito no animal doente, bem como um exame do rebanho, sem o que se torna mais difícil diagnosticar as causas da carência. É esse exame que poderá eliminar suspeitas relativas a fatores individuais. De fato, os problemas podem ter como origem uma perturbação da absorção intestinal, um transtorno de natureza hormonal ou metabólica, ou uma outra patologia. Esse exame clínico, muitas vezes, pode permitir um diagnóstico carencial preciso. É o caso de sinais muito evidentes de suspeita carencial, como ocorre no bócio, por exemplo.

Entretanto, a maior parte das manifestações carenciais se traduzem em sintomas mais gerais. Em geral, eles se apresentam como redução do apetite, fraco estado corporal em geral, produção deficiente, comprometimento da fecundidade, queda da resistência às doenças. Quando os sintomas são subagudos, eles nem sempre são percebidos pelo criador; mas as suas consequências econômicas são importantes.

Animal com  Bócio. Carência em Iodo.

Dessa forma, uma insuficiência em Ca e P na alimentação provoca, ao longo do tempo, uma mobilização óssea lenta e gradual. Ela pode passar despercebida por muito tempo. E, então, um problema grave ósteo-articular aparece de maneira repentina, como se fosse agudo. Mas se uma vaca leiteira recebe uma dieta pobre em fósforo, porém suficiente em Ca, os ossos poderão permanecer em bom estado. Entretanto, poderá ocorrer uma hipofosfatemia e uma redução do apetite, levando a uma queda na produção de leite, comprometendo o seu bom desempenho zootécnico.

Mudanças no comportamento alimentar, como a ingestão de ossos, ou osteofagia, e perversão do apetite, constituem sinais de alerta importantes. Nesses casos, pode-se suspeitar de uma carência de fósforo, ou de um desequilíbrio comprometendo o metabolismo do cálcio e do fósforo. A deficiência de minerais é uma das três causas mais importantes de mortalidade em bovinos adultos, nas criações brasileiras. As outras duas são a raiva e a ingestão de plantas tóxicas. A Deficiência mineral mais comum nos bovinos, criados extensivamente nas pastagens brasileiras, é a do fósforo. Já com relação aos oligoelementos, já foram diagnosticados as carências de Co, Cu, I, Mn, Se e Zn.

 

Fonte: Minerais e Vitaminas para Bovinos, Ovinos e Caprinos.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade