WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Ficha técnica: Milheto (Pennisetum Americanum)

Conheça os principais dados dessa planta forrageira

Milheto ainda verde

A utilização de plantas forrageiras na alimentação animal tem grande importância, em virtude de constituir a forma mais econômica na manutenção e produção animal. Dentre as mais variadas espécies de plantas forrageiras, o milheto ganha destaque pelas suas características, eficiência e por ser econômico.

Dentre os benefícios do milheto, destaca-se que “A silagem de milheto colhido na fase de grãos pastosos iguala-se em digestabilidade à silagem de milho. No entanto, apresenta níveis mais altos de proteína bruta e matéria seca, podendo ser considerado de maior qualidade”, afirma Sebastião Silva, mestre em zootecnia e autor do Livro Plantas Forrageiras de A a Z, da Aprenda Fácil Editora.

Apresentamos a ficha técnica do Pennisetum americanum:


Nomes populares


Milheto e Pasto Americano.


Características gerais


Provavelmente originário da África, o milheto é uma gramínea anual, de porte ereto, que cresce até a altura de 2 a 5m, conforme o cultivar e as condições climáticas. Possui folhas largas e longas e inflorescência em panícula terminal. Em geral, as panículas são cilíndricas, cônicas ou em forma de velas, compactas, longas e finas, com pequenas aristas. As sementes apresentam cores variadas e o sistema radicular é vigoroso.


Clima e solo


O milheto é uma espécie de clima quente, muito resistente à seca. É mais importante nas regiões onde a chuva anual é de 40 a 600 mm, mas pode ser cultivado em áreas de precipitação pluvial de 150 a 200 mm. Desenvolve-se satisfatoriamente em solos arenosos e de baixa fertilidade, mas não tolera os muito úmidos.


Multiplicação


A propagação do milheto é feita especialmente por sementes, cuja semeadura pode ser feita em sulco ou a lanço, dependendo da finalidade do plantio.


Pragas e doenças


Até o momento não existe nenhuma praga ou doença de expressão econômica que ataque o milheto. Entretanto, em alguns casos, esta espécie pode ser atacada pela lagarta elasmo (Elasmo palpus lignosellus) e pela lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda).


Consorciação


O milheto pode ser associado a diversas espécies de leguminosas, como o labe-labe (Dolichos Labrab), mucuna (Styzolobium atterrimum) e “cow-pea” (Vigna Sinesis).


Utilidade


O milheto pode ser utilizado como produtor de grãos e de massa verde para pastejo direto e forragem para corte, feno e silagem.


Valor nutritivo


Os grãos do milheto possuem alto valor nutritivo, chegando a contar de 27 a 32% a mais de proteína bruta que o milho e altas concentrações de aminoácidos essenciais, como a lisina, metionina, treonina, cistina e triptofano.




Conheça nossos Livros da Área Pastagem:

Plantas Forrageiras de A a Z
Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação
Leguminosas – Forrageiras tropicais



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Meocliades Benites Fernandes

6 de abr de 2021

Muito bom, instrutivo.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

7 de abr de 2021

Olá, Meocliades 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

helen de barros

20 de mai de 2018

preciso urgente de informações técnicas do milheto - do plantio a colheita

Resposta da Aprenda Fácil Editora

21 de mai de 2018

Olá Helen,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!