Conheça as 4 leis universais do Pastoreio Racional Voisin

Na divisão da pastagem, é preciso seguir a lei do repouso, a lei da ocupação, a lei da ajuda e a lei dos rendimentos regulares

Conheça as 4 leis universais do Pastoreio Racional Voisin

“Criado por André Voisin, o Pastoreio Voisin é um sistema intensivo de pastejo também conhecido como Pastoreio Racional. Seu objetivo é manter o equilíbrio entre o solo, o capim e o gado, sem beneficiar um em detrimento do outro. Quando se consegue que o animal colha o capim sempre próximo do seu ponto ideal de desenvolvimento é que ocorre essa harmonia”, afirma Jurandir Melado, autor do Livro Pastoreio Racional Voisin da Aprenda Fácil Editora.

Entretanto, para alcançar bons resultados, não basta apenas dividir as pastagens e fazer o simples rodízio do rebanho de um piquete a outro. É indispensável seguir as 4 leis universais do Pastoreio Racional, a saber:

1ª lei do repouso

As condições ambientais, como fatores climáticos e aspectos geográficos, determinam o período de repouso da pastagem. Normalmente, em todas as regiões do país, no decorrer do ano, os piquetes do Pastoreio Racional Voisin são ocupados de seis a oito vezes. Nas melhores épocas, os piquetes são ocupados com intervalos de 28 a 35 dias entre um pastejo e outro. Já em períodos ruins o intervalo pode chegar a 120 dias (ou mais).

2ª lei da ocupação

O produtor deve impedir que o gado se alimente continuamente dos rebrotes do capim, pois isso enfraquece suas reservas e causa degradação das pastagens. Além disso, o produtor deve usar maior número de piquetes, para evitar que o rebanho permaneça muito tempo em um só piquete. É importante lembrar que o sucesso no manejo de pastagens vem da obediência ao período de repouso antes da ocupação pelo gado.

3ª lei da ajuda

Alguns animais do rebanho requerem níveis mais elevados de nutrientes, como é o caso das vacas prenhas. Portanto, o produtor deve permitir a esses animais que consumam um volume maior de pasto e que ele seja de qualidade. De acordo com o especialista André Voisin, quanto menor a terminação do pastoreio (ou trabalho de raspagem), maior a coleta do pasto pelo animal.

4ª lei dos rendimentos regulares

Por meio dessa lei, o produtor deve impedir que haja uma variação na produção animal, seja no volume de leite produzido pelo gado leiteiro, seja no ganho de peso do rebanho de engorda. Quando estão no piquete, os animais alcançam o máximo de rendimento após o primeiro dia. Quanto maior o tempo de permanência no piquete menor o rendimento do gado. Mas se o rebanho permanece três dias (ou menos), a redução no rendimento deixa de ser extrema.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Pastagem.

Fonte: fazendaecologica.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade