WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Conheça as 4 leis universais do Pastoreio Racional Voisin

Na divisão da pastagem, é preciso seguir a lei do repouso, a lei da ocupação, a lei da ajuda e a lei dos rendimentos regulares

Conheça as 4 leis universais do Pastoreio Racional Voisin

“Criado por André Voisin, o Pastoreio Voisin é um sistema intensivo de pastejo também conhecido como Pastoreio Racional. Seu objetivo é manter o equilíbrio entre o solo, o capim e o gado, sem beneficiar um em detrimento do outro. Quando se consegue que o animal colha o capim sempre próximo do seu ponto ideal de desenvolvimento é que ocorre essa harmonia”, afirma Jurandir Melado, autor do Livro Pastoreio Racional Voisin da Aprenda Fácil Editora.

Entretanto, para alcançar bons resultados, não basta apenas dividir as pastagens e fazer o simples rodízio do rebanho de um piquete a outro. É indispensável seguir as 4 leis universais do Pastoreio Racional, a saber:

1ª lei do repouso

As condições ambientais, como fatores climáticos e aspectos geográficos, determinam o período de repouso da pastagem. Normalmente, em todas as regiões do país, no decorrer do ano, os piquetes do Pastoreio Racional Voisin são ocupados de seis a oito vezes. Nas melhores épocas, os piquetes são ocupados com intervalos de 28 a 35 dias entre um pastejo e outro. Já em períodos ruins o intervalo pode chegar a 120 dias (ou mais).

2ª lei da ocupação

O produtor deve impedir que o gado se alimente continuamente dos rebrotes do capim, pois isso enfraquece suas reservas e causa degradação das pastagens. Além disso, o produtor deve usar maior número de piquetes, para evitar que o rebanho permaneça muito tempo em um só piquete. É importante lembrar que o sucesso no manejo de pastagens vem da obediência ao período de repouso antes da ocupação pelo gado.

3ª lei da ajuda

Alguns animais do rebanho requerem níveis mais elevados de nutrientes, como é o caso das vacas prenhas. Portanto, o produtor deve permitir a esses animais que consumam um volume maior de pasto e que ele seja de qualidade. De acordo com o especialista André Voisin, quanto menor a terminação do pastoreio (ou trabalho de raspagem), maior a coleta do pasto pelo animal.

4ª lei dos rendimentos regulares

Por meio dessa lei, o produtor deve impedir que haja uma variação na produção animal, seja no volume de leite produzido pelo gado leiteiro, seja no ganho de peso do rebanho de engorda. Quando estão no piquete, os animais alcançam o máximo de rendimento após o primeiro dia. Quanto maior o tempo de permanência no piquete menor o rendimento do gado. Mas se o rebanho permanece três dias (ou menos), a redução no rendimento deixa de ser extrema.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Pastagem.

Fonte: fazendaecologica.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

ivo silvano lopes salgueiro

5 de abr de 2021

Iniciando os estudos sobre matéria desta forma ainda tenho pouco conhecimento sobre assunto!

Resposta da Aprenda Fácil Editora

7 de abr de 2021

Olá, Ivo

Como vai?

Como você deseja aumentar seu conhecimentos na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Paulo Roberto Silva Souza

6 de mai de 2020

Excelente matéria! Gostaria de utilizar esse PROCEDIMENTO em uma área de 16 hectares: 1) número de piquetes 2) quantidade de animais ua 3) período de ocupação 4) tempo de repouso 5) tamanho de cada piquete 6) área de descanso com água, sal e sombra 7) instalações 8) lavoura adcional para períodos de estiagem 9) custo de material 10) custo de mão de obra 11) outras informações Localização: Recôncavo Baiano Solo arenoso Clima semi árido Paulo Souza: 71 99983-1512 paulosouza@paulosouza.com.br

Resposta da Aprenda Fácil Editora

1 de jul de 2020

Olá,Paulo Roberto

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O ideal seria você  procurar por um especialista na área em sua região,para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!