WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Aprenda a prevenir seu rebanho de plantas tóxicas

A presença de plantas tóxicas nas pastagens oferece riscos à saúde dos animais

Animal doente

Em ambiente natural, animais encontram nas pastagens a maior parte de sua alimentação. Algumas forrageiras são extremamente nutritivas e ajudam a compor uma dieta equilibrada para eles. Porém, é preciso tomar cuidado com plantas tóxicas, que podem, pela simples ingestão de uma folha, levar o animal a óbito.

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Plantas Tóxicas – Inimigo Indigesto, destaca que a existência de plantas tóxicas nas pastagens brasileiras é um problema para criadores de bovinos e de outros ruminantes em sistema de pastejo, fazendo com que o criador precise voltar sua atenção para esse perigo.

Em nosso país, podemos encontrar aproximadamente 130 espécies de plantas tóxicas que, quando ingeridas provocam perdas tanto diretas quanto indiretas. Quando o animal morre ou perde índices reprodutivos ou de produtividade, as perdas são diretas no bolso do criador, ao passo que, quando é necessário eliminar as plantas tóxicas, construir cercas ou alterar o programa de pastejo, dentre outros, essas plantas produzem perdas indiretas.

Muita gente costuma associar as mortes ou doenças por picadas de cobras ou por outros fatores, ignorando a possibilidade da intoxicação. Isso porque acredita-se que os animais possuem instinto para diferenciar as plantas “sadias” das tóxicas, o que não é o correto. Animais se alimentam de plantas que dão prazer ao serem ingeridas e, algumas tóxicas podem, inclusive, ter sabor agradável.

Tipos de intoxicação

Ao entrar em contato com o organismo do animal, as plantas liberam substâncias tóxicas, causando a intoxicação, que pode variar de acordo com a quantidade ingerida, a natureza da substância e a via de introdução. O animal pode apresentar:

- Intoxicação aguda, quando há ingestão acidental de alguma planta ou de alguma parte tóxica dela, produzindo sintomas por tempo curto.

- Intoxicação crônica, quando há ingestão continuada, acidental ou propositada de algumas espécies que provocam reações mais graves e complexas.

Principais plantas tóxicas (nomes populares)

- Erva do rato, cafezinho: pode provocar morte súbita
- Gibata, chibata: pode provocar morte súbita
- Corona, cipó-prata: pode provocar morte súbita
- Samambaia: pode provocar hematúria enzoótica, tumores do trato digestivo
- Flor das almas: pode provocar hepatotoxicidade
- Timbó, cinamomo-brabo, Maria preta: pode provocar abortos em bovinos e equinos e fibrose cardíaca em bovinos
- Mamona: pode provocar gastroenterite

Como evitar o surgimento de plantas tóxicas nas pastagens?

Medidas agronômicas de formação de pastagens: empregar técnicas agronômicas para não permitir que espécies tóxicas se tornem dominantes, além de utilizar sementes de qualidade comprovada para a formação da pastagem.

Técnicas de manejo de pastagens: utilizar diferentes espécies de animais no pastoreio para evitar a proliferação de algumas plantas às quais são mais suscetíveis, como utilizar ovinos para pastorear com a finalidade de evitar a proliferação do Senecio spp.




Conheça nossos Livros da Área Pastagem:

Plantas Tóxicas – Inimigo Indigesto
Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação
Plantas Forrageiras de A a Z

Fonte: EducaPoint Blog – educapoint.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!