WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Aprenda a identificar plantas venenosas

Algumas plantas podem levar animais e pessoas a óbito em pouco tempo, devido à sua alta toxicidade

Animal intoxicado - imagem ilustrativa

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Plantas Tóxicas – Inimigos Indigestos, anuncia que a existência de plantas tóxicas nas pastagens brasileiras é um problema para criadores de animais, haja vista que os danos provocados por algumas delas podem ser irreversíveis e causar sérios prejuízos aos criadores.

A natureza, nesse sentido, é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que uma planta é bela, ela pode fazer mal à criação, sendo fundamental evitar que os animais as ingiram e sofram com os efeitos negativos produzidos por elas.

Essas plantas são mais comuns do que a gente imagina. Em nosso país, é possível encontrar mais de 20 espécies em toda a nossa vegetação forrageira, inclusive “camufladas” no meio de plantas que oferecem benefícios nutricionais aos animais. Nossa missão enquanto criador é identificá-las e eliminá-las para que não cheguem ao paladar dos animais.

O que é uma planta venenosa?

São considerados plantas tóxicas os organismos vegetais que possuem em sua composição alguma toxina capaz de causar reações negativas no organismo de animais ou até do homem, podendo também levá-los a óbito.

Algumas plantas, ainda, podem ser tóxicas, mas não conter veneno. Ou seja, podem provocar reações alérgicas internas ou externas e que podem ser agravadas caso o contato ou a ingestão sejam contínuos.

Como saber se uma planta é venenosa?

Nenhuma planta venenosa vem com identificação. A partir disso, é preciso observar alguns indícios de que a planta pode ser venenosa: cores fortes demais e que não são comuns na região e plantas que não são vistas diariamente têm forte tendência a serem venenosas.

Principais plantas venenosas no Brasil

Em nosso país temos algumas consideradas populares, mas que são tóxicas, como a comigo-ninguém-pode, o copo-de-leite, a taioba-brava, o bico-de-papagaio, a mamona e a pinha-roxa. Cogumelos também são considerados tóxicos e estão entre as espécies mais perigosas do mundo. Além dessas, há também a planta de nome científico Manihot esculenta Crantz, popularmente conhecida como mandioca-brava, que, dentre outros sintomas, pode causar convulsões musculares e até coma, dependendo da quantidade ingerida.

Qual é a planta mais venenosa do mundo?

A planta mais venenosa do mundo felizmente não é encontrada em nosso país. É conhecida como espirradeira e basta um toque nela para que seu veneno provoque reações em pessoas ou animais. Todas as partes dela possuem veneno e é possível morrer em poucos minutos caso apenas uma folha dela seja ingerida.

Sintomas de intoxicação: o que fazer?

A reação à intoxicação por essas plantas é igual à intoxicação por outras substâncias. Vômitos, diarreias, dores, reações musculares, sonolência e até alterações no sistema nervoso podem ocorrer como resultado de uma intoxicação. Para animais, é recomendado levá-los ao veterinário o mais rápido possível e evitar tratá-los com remédios caseiros. A agilidade ao levar o animal ao veterinário é imprescindível, pois, quanto mais rápido, maiores são as chances de evitar que o animal morra.



Conheça nossos Livros da Área Pastagens:

Plantas Tóxicas – Inimigo Indigesto
Plantas Forrageiras de A a Z
Leguminosas Forrageiras Tropicais

Fonte: Cultura Mix – flores.culturamix.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!