WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Quais microrganismos podem ser encontrados no leite?

Saiba quais os microrganismos podem se desenvolver no leite tornando-o impróprio para consumo

 

O leite proveniente de animais sadios, em condições adequadas de ordenha, terá poucos microrganismos, contudo, posteriormente poderá sofrer contaminação, por manejo ou ambiente inadequados.

O leite é um substrato ideal para o desenvolvimento de diversos grupos de microrganismos, como bactérias, leveduras, fungos e vírus que podem provocar significativas alterações no leite e mesmo sua contaminação. Esses microrganismos podem afetar a qualidade do leite, tornando-o impróprio para a indústria, ou de risco para a saúde humana. Dentre os microrganismos, podem ser encontrados:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bacterias

 

 

 

As bactérias são os principais microrganismos presentes no leite e, abaixo, estão citadas as de maior interesse:

 

 

 

 

 

 

 

O gênero Bacillus é capaz de promover acidificações, coagulação e proteólise. O gênero Clostridium está relacionado à produção de gás, que causa nos queijos o estufamento tardio ou produção de toxinas.

 

 

 

 

 

 

 

Bactérias Coryneterium e Brucella pertencentem ao grupo patogênico (que causa doenças) para o homem e os animais.

 

 

 

 

 

 

 

As bactérias do gênero Propionibacterium são utilizadas como fermento na produção de queijos suíços (Emmental e Gruyère). A espécie Brevibacterium linens desenvolve-se de forma abundante em superfícies de queijos, produzindo uma limosidade avermelhada, quando o produto é maturado em ambiente úmido. Esse gênero de bactérias contribui para o desenvolvimento de aroma e sabor de queijos como o tipo Limburger.

 

 

 

 

 

 

 

As enterobactérias que fermentam a lactose, são constituídas pelos gêneros Escherichia, Enterobacter, Klebsiella, Citrobacter, Salmonella e Shigella sp em sua maioria hóspedes normais do intestino dos mamíferos, e  sua presença na água ou no leite pode ser atribuída à contaminação de origem fecal. Muitas espécies apresentam uma fase de vida livre no solo ou nas águas, outras são encontradas nos vegetais.

 

 

 

 

 

 

 

As enterobactérias são importantes sob dois pontos de vista: higiênico e tecnológico. Do ponto de vista da higiene, diversas espécies de enterobactérias são responsáveis por doenças infecciosas como salmonelose, shigelose. No âmbito tecnológico, as enterobactérias fermentam os açúcares com formação de gases (CO2 e H2) e ácidos. Podem também produzir substâncias viscosas ou de sabor desagradável, causando fermentações indesejáveis, acidificação e estufamento.

 

 

 

 

 

 

 

As espécies do gênero Pseudomonas, Aeromonas, Alcaligenes, componentes da flora psicrotrófica do leite, podem produzir enzimas proteolíticas de grande resistência térmica, capazes de crescer a baixas temperaturas (menor que 7 ºC). Os microrganismos morrem durante o processo de pasteurização do leite, mas suas enzimas podem acarretar problemas nos derivados lácteos, produzidos a partir de leites refrigerados por um período de tempo relativamente grande antes de seu processamento térmico.

 

 

 

 

 

 

 

Campylobacter pode provocar aborto e infertilidade no gado, e no homem pode causar transtornos gastrintestinais. Alguns relatos relacionados a inflamação no intestino provocada por essa bactéria estão relacionados ao consumo de leite cru ou mal pasteurizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leveduras

 

 

 

Existem diversos gêneros de leveduras relacionados com produtos lácteos, contudo, não provocam alterações significativas no leite, excepcionalmente, podem torná-lo espumante. Sendo agentes causadores de mastites.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fungos

 

 

 

Os fungos têm pouca significância em leite fluido, mas sua presença torna-se relevante nos derivados lácteos. O gênero Penicillium roquefortii é utilizado na elaboração dos queijos mofados azuis, como Roquefort, Gorgonzola, Stilton dentre outros. Contribui também para a maturação, o sabor e o aroma característico desses queijos.

 

 

 

 

 

 

 

Penicillium casei é utilizado em associação com bactérias e mofos para produção de queijos mofados e outros tipos suíços.

 

 

 

 

 

 

 

Os gêneros Penicillium camemberti, Penicillium caseicolum e Penicillium álbum são usados na produção de queijos mofados brancos, como Camembert, Brie etc.

 

 

 

 

 

 

 

O gênero geotrichum candidum é encontrado na coalhada. Existem outros tipos de fungos que se desenvolvem em manteigas e natas velhas mal conservadas. Os fungos são destruídos facilmente durante a pasteurização, porém os esporos podem ser resistentes a altas temperaturas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vírus

 

 

 

A contaminação do leite por vírus não é muito comum. O vírus da febre aftosa é de maior veiculação, sendo mais raros do botulismo e enterite.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

TAUMATURGO PERES DE ALMEIDA

12 de nov de 2021

Aprendendo ainda aos poucos

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!