WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Plantas tóxicas: inimigos indigestos dos bovinos

As plantas tóxicas podem levar o gado a intoxicações ou mesmo à morte

 

As plantas tóxicas que são de interesse da pecuária brasileira são aquelas que, quando ingeridas pelo boi, causam-lhe danos à saúde e até mesmo a morte.

Os criadores de gado estão sempre buscando por melhores condições de criação e melhores resultados. Nesse processo, os pecuaristas sabem que é de extrema importância manter a sanidade animal em seu rebanho, por meio do manejo da propriedade e da pastagem.

Os pecuaristas têm em mente que as pastagens podem se tornar em um grande prejuízo, caso não seja manejada corretamente. Isso porque, plantas tóxicas causam à pecuária sérios problemas, quando ingeridas pelos animais. Tais plantas podem levar o gado a intoxicações ou mesmo à morte. 

O manejo da pastagem, no qual se inclui a observação e eliminação de plantas tóxicas presentes na propriedade, faz-se de extrema importância na tentativa de evitar possíveis prejuízos que o criador de gado possa vir a ter. 

As plantas tóxicas que são de interesse da pecuária brasileira são aquelas que, quando ingeridas pelo boi, causam-lhe danos à saúde e até mesmo a morte. Estas têm sido a “dor de cabeça” de muitos pecuaristas, pois causam a “morte súbita” dos animais. Isso ocorre porque os princípios ativos destas plantas interferem diretamente no funcionamento do coração e no sistema nervoso, causando uma insuficiência cardíaca aguda nos animais. 

As principais plantas tóxicas, inimigas indigestas dos bovinos, pertencem às famílias botânicas Rubiaceae, Bignoniaceae e Malpighiacae, das quais é possível destacar duas plantas que sempre são responsáveis por mortes súbitas em bovinos, a Palicourea marcgravii e a Mascagnia rgida. 

 

Vejamos algumas características destas duas plantas:

 

Palicourea marcgravii 

Trata-se de uma das plantas tóxicas de maior importância no Brasil, popularmente conhecida como “cafezinho, “erva-de-mato”, “café bravo”, “roxa”, “roxinha”, entre outros nomes. 

A intoxicação por meio desta planta ocorre quando os bovinos ingerem a planta, em qualquer época do ano, pois ela é altamente palatável e ocorre mesmo em pastos com forragem abundante. 

Os sintomas aparecem em poucas horas após a ingestão dessa planta. Alguns destes sintomas são os tremores musculares, o pulso venoso positivo, mugidos e convulsão final tônica. 

 

Mascania rígida

 Trata-se de outra planta tóxica causadora de morte súbita nos bovinos. Popularmente ela é conhecida como “timbó”, “tingui”, “quebra-bucho”, “rama-amarela”, “suma-branca”, entre outros.

 A intoxicação por esta planta tóxica também ocorre em qualquer época do ano. Os bovinos acabam intoxicados quando ingerem as folhas desta planta e os sintomas observados são mínimos, pois os animais caem ao solo, podendo apresentar tremores musculares, morrendo logo em seguida.

 

Para maiores informações, consulte o livro Plantas Tóxicas – Inimigo Indigesto, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Este livro conta com orientações a respeito dos principais tipos de plantas tóxicas, das suspeitas como tóxicas, entre outras. Confira!

 

 

 

Por: Beatriz Lázia

 

 

Fonte: http://www.beefpoint.com.br/radares-tecnicos/sanidade/plantas-toxicas-que-causam-morte-subita-em-bovinos-de-corte-37796/

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!